segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Apple e Samsung ultrapassam Nokia no mercado de smartphones

Em relação ao segundo trimestre de 2010, o mercado de celulares inteligentes cresceu 76%, em termos de volume.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Depois de 15 anos, o reinado da Nokia no mundo dos smartphones foi tomado pelas fabricantes Apple e Samsung. Dados do segundo trimestre das empresas indicam a alteração no market share das companhias.

A Nokia lançou o conceito de smartphone com o aparelho Communicator, em 1996, e desde então era a companhia com a maior fatia de mercado no setor. Mas a pressão das concorrentes, a queda das vendas, a descontinuidade do sistema operacional Symbian e a desaceleração do crescimento desse segmento prejudicaram fortemente os resultados da empresa.

A Apple vendeu 20,3 milhões de iPhones no segundo trimestre, enquanto a Samsung estima ter comercializado 19 milhões de unidades, contra 16,7 da Nokia. A demanda mundial por smartphones equipados com Android beneficiou a sul-coreana, acreditam analistas.

Em relação ao segundo trimestre de 2010, o mercado de celulares inteligentes cresceu 76%, em termos de volume, segundo a Strategy Analytics. Já a ABI Research estima esse crescimento em 62%.

De acordo com o grupo de pesquisas IDC, apesar do visível crescimento das vendas de smartphones (11,3% ao ano), um total de 365,4 milhões de aparelhos vendidos, houve uma clara desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando o aumento foi de 16,8%.

Com informações da Agência Reuters.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo