quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diminui confiança do empresário industrial na economia

Indicador sobre as condições atuais da economia brasileira caiu para 45,4 pontos, em julho, contra os 57,6 pontos registrados no mesmo mês do ano passado.

Por Lourenço Canuto, Agência Brasil

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu para 57,9 pontos neste mês. O resultado é 5,5 pontos inferior ao registrado em julho de 2010 (63,4 pontos). A pontuação da pesquisa varia de 0 a 100 e, quando fica abaixo de 50 pontos, indica falta de confiança.

O resultado deste mês repete o da apuração feita em junho. Segundo a CNI, os empresários "mantêm otimismo sobre o desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses". No entanto, o indicador sobre as condições atuais da economia brasileira caiu para 45,4 pontos, em julho, contra os 57,6 pontos registrados no mesmo mês do ano passado.

De acordo com o economista Marcelo Azevedo, do Departamento Econômico da entidade, a queda no otimismo do empresário industrial este mês em relação a igual período do ano passado reflete a preocupação com "os efeitos esperados do aumento da inflação e das medidas de contenção do consumo e da produção nas indústrias". Mesmo assim, o Índice de Expectativas ainda é favorável. O indicador chegou a 62,7 pontos, embora tenha ficado abaixo dos 66,4 pontos registrados em julho de 2010.

A pesquisa da CNI foi feita entre os dias 1º e 15 de julho e ouviu 2.103 empresas de pequeno, médio e grande portes.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo