quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jovens disputam jogos de inovação em evento do Sebrae

Atividade faz parte da programação do 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que começa nesta quarta-feira (13), em Porto de Galinhas (PE).

Por Rhaiana Rondon , Agência Sebrae

A Universidade Corporativa Sebrae vai promover um circuito interativo para levar conceitos de inovação e sustentabilidade aos participantes do 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), organizado pela instituição em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento ocorre em Porto de Galinhas (PE) a partir desta quarta-feira (13) e conta com a participação de 330 jovens agentes. "A ideia é trabalhar a capacitação de uma forma lúdica, considerando o perfil do público do evento, recém-formados com idades entre 20 e 25 anos", conta a analista da Universidade Corporativa, Mara Bauer.

Na quinta-feira (14), os ALI poderão colocar em prática todo o conteúdo apresentado durante o encontro. A Universidade Corporativa preparou diferentes jogos e dinâmicas para ter certeza de que os agentes aprenderam a lição. "A função do jogo é um complemento do aprendizado, numa linguagem que fala com esse público", explica a analista de Gestão de Pessoas, Mônica Caribé. "É uma forma de garantir a internalização dos conceitos e práticas durante todo o evento", afirma.

Uma das atividades que serão realizadas no circuito interativo é chamada de Atendimento. Nela, a partir de cases de empresas reais, os ALI vão discutir entre si e construir um plano de atuação para solucionar problemas enfrentados pela empresa. Haverá também um Quiz, com perguntas sobre a utilização das soluções Sebrae.
Os participantes também terão uma prova de esforço em prol do meio ambiente. Por 40 minutos, irão pedalar bicicletas ligadas a um gerador que alimentará os aparelhos elétricos usados no encontro. "Todas as atividades tem o objetivo de despertar a criatividade desses jovens para soluções inovadoras sem deixar de lado conceitos de sustentabilidade e soluções Sebrae", destaca Mônica.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Sábia, empresa que cria plataformas digitais para aumento da produtividade e desempenho dos negócios. Essa é a primeira vez que a Universidade Corporativa utiliza esse tipo de recurso em encontros e espera despertar o interesse de mais jovens para o tema. "Esperamos que essa troca de experiência e interação entre os agentes ajude a promover a inovação nas pequenas empresas", acredita Mara Bauer.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo