quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mapeamento: Cuiabá oferece mais de 500 oportunidades de negócios

Possibilidades foram apresentadas na terça-feira (19) para os empresários locais.

Por Mariana Flores , Agência Sebrae

Cuiabá - MT
A Copa do Mundo de 2014 vai gerar 515 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais de Cuiabá. Com o objetivo de apresentar aos empresários locais as perspectivas para a capital, uma das 12 cidades-sede da competição, o Sebrae apresentou na terça-feira (19) o estudo Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede. O Encontro Sebrae de Negócios Oportunidades para 2014, apresentado no Centro de Convenções Pantanal, já passou pelo Rio de Janeiro e Brasília. Nas próximas semanas, acontecerá nos outros nove locais que terão o mundial de futebol.

O mapeamento foi feito pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) com o objetivo de proporcionar um instrumento de auxílio na elaboração de planos de ação da instituição e de suas unidades estaduais. O circuito de 12 seminários integra o Programa Sebrae 2014, que pretende discutir as oportunidades geradas por ocasião da Copa do Mundo, identificar os requisitos e estratégias necessários para alcançá-las, além de promover a capacitação dos pequenos empresários e promover rodadas de negócios.

"Foi uma concorrência enorme. Estar entre as cidades-sede já é uma vitória. Com certeza, a cidade muda, porque se aceleram investimentos, principalmente em mobilidade urbana e na rede hoteleira. Surgem muitas oportunidades e é preciso saber aproveitá-las", afirmou o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos.

Setores
De acordo com o mapeamento, haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimentos antes, durante e após o evento esportivo. Em Cuiabá, serão beneficiadas principalmente as MPE de nove setores: construção civil (que identificou 73 oportunidades), tecnologia da informação (34), madeira e móveis (57), têxtil e vestuário (62), turismo (62), produção associada ao turismo (35), comércio varejista (75), agronegócios (81) e serviços (36). Na construção civil, as oportunidades vão do preparo de comida para os funcionários das obras ao fornecimento de software de soluções de gestão hoteleira. No setor do vestuário, há espaço da produção de biojoias ao design de etiquetas.

A pesquisa apontou algumas dificuldades para o crescimento das empresas nos nove setores pesquisados. A partir da identificação desses entraves, o Sebrae vai sugerir medidas que ajudem o negócio a se desenvolver. Entre os problemas, foram citados a burocracia no processo de abertura de empresas, falta de mão de obra qualificada, dificuldade para emissão de nota fiscal eletrônica, lentidão na liberação de concessões públicas, dificuldade de acesso a crédito para capital de giro, alto grau de informalidade, pouca padronização de tamanho de vestuário e falta de segurança, entre vários outros.

O mapeamento aponta ainda um balanço da presença de MPE no total de empresas de cada setor. O índice de densidade das empresas nas atividades dos setores oscila entre 0 e 1. Um índice 0,80 significa que, do total de empresas da respectiva atividade econômica, 80% delas são micro e pequenas. Em Cuiabá, 100% dos cursos de ensino de idiomas estão enquadrados como micro ou pequenas empresas, ou seja, faturam menos de R$ 2,4 milhões por ano. Já a maior parte dos fabricantes de produtos de carne e embutidos fatura acima do teto do Simples Nacional. O índice deles é de 0,29.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo