sábado, 16 de julho de 2011

Nas redes sociais, consumidores demonstram apreensão com a compra da Webjet pela Gol

Pesquisa mostra a repercussão online da negociação entre as companhias aéreas.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O anúncio oficial de que a companhia Webjet foi comprada pela Gol, no último dia 8, levou o assunto ao Trending Topics do Twitter no Brasil. E, segundo um levantamento da Miti Inteligência, boa parte das interações na web sobre o assunto demonstrou preocupação dos consumidores com a transação.

Entre as citações do dia 8 de julho, 51,5% foram replicações de notícias referentes às negociações. Em seguida, 38,6% traziam as impressões dos internautas sobre o assunto. "80% das menções foram categorizadas como neutras, pois os usuários apenas contavam o fato sem ainda emitir sua opinião sobre o assunto. Ainda assim, mais de 17,7% dos internautas fizeram comentários negativos, 6,5 vezes mais do que os positivos", comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da Miti Inteligência.

Foi monitorado o buzz gerado sobre o assunto nas mídias sociais e com as palavras-chaves "Gol" e "Webjet" antes e depois da negociação. Enquanto em 7 de julho as citações sobre as duas empresas não chegaram a 350, no dia 8 foram mais de 4.580 menções: quase 14 vezes mais. Entre 7 e 11 de julho, totalizaram 12.679 interações.

Os usuários demonstraram apreensão sobre as expectativas com relação à qualidade de serviço, preços e tarifas. "Muitos internautas mostram-se receosos sobre como a fusão pode afetar o mercado de viagens aéreas. Mais do que nunca as empresas precisam conhecer os receios dos passageiros e continuar atuando fortemente no relacionamento com seu público via web e redes sociais", observa Elizangela.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo