segunda-feira, 18 de julho de 2011

Número de ataques cibernéticos cresce 40% no Brasil

Em relação ao mesmo período do ano passado o crescimento do número de ataques foi de 287%.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

A segurança virtual no Brasil vem sofrendo com as inúmeras ameaças que campeiam a internet e só esperam por uma falha do usuário. No segundo trimestre, as notificações de ataques cibernéticos aumentaram 40% em relação aos três primeiros meses de 2011. A informação é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Em relação ao mesmo período do ano passado, o contraste é ainda mais acentuado: o crescimento do número de ataques foi de 287%. No total, foram identificados 127 mil ações caracterizadas como ataques virtuais entre abril e junho desse ano.

Os ataques contra servidores das empresas, que aproveitam brechas de segurança nos endereços na internet para hospedar páginas falsas e idênticas às verdadeiras para fins diversos - como a prática de phishing - avançou 14% na comparação com o primeiro trimestre e 69% relativo ao mesmo período de 2010.

A tendência no aumento dos ataques direcionados contra servidores é oriunda da utilização de sistemas mais complexos para a confecção dos websites, o que acaba por aumentar as brechas de segurança. A falta de verificações periódicas nos sistemas e servidores por parte dos desenvolvedores e profissionais de TI também é um problema que agrava essa tendência.

Com informações da Agência Reuters.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo