quinta-feira, 14 de julho de 2011

O 5º S dos 5S´s – Senso de autodisciplina ou Shitsuke

Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

Por Sonia Jordão

Sônia Jordão
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S’s. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

Para conquistar a ordem mantida é preciso exigir de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as conquistas das etapas anteriores e pontualidade nos compromissos assumidos. A ordem mantida é uma facilitadora para libertar a energia criativa e tem como objetivo levar à realização plena das coisas comuns.

Nessa etapa, é preciso cumprir rigorosamente com aquilo que foi estabelecido.

Esse senso exige:
- O comprometimento dos colaboradores.
- A ética em primeiro lugar.
- Ter educação, paciência e responsabilidade.
- Respeito às normas e procedimentos.
- Melhoras na comunicação.
- Delegação de responsabilidades e atribuição de autoridades.

Para começar a colocar em prática o 5º S:
- Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos.
- Seja claro e objetivo na comunicação.
- Cumpra os horários marcados para cada compromisso.
- Estabeleça sempre o porquê da execução de determinada tarefa.

Com o Senso de Autodisciplina implantado, é chegada a hora de verificar se nada ficou para trás:
- Há algum material fora do lugar?
- Há material bom perto de objetos inúteis?
- Há excesso de material de expediente?
- Os materiais/equipamentos estão organizados, identificados e limpos?
- A apresentação do pessoal (uniforme/vestuário) demonstra asseio?
- O relacionamento entre os colegas é bom?
- Os EPI’s estão sendo usados?

Tudo verificado? Agora é manter o trabalho realizado até aqui e colher os benefícios do Senso de autodisciplina:
- Melhoria contínua da empresas e pessoal.
- Prevenção de perdas oriundas de processos não padronizados.
- Melhoria da disciplina e da ética.
- Melhor qualidade de vida.
- Cultivo de bons hábitos.
- Presença do trabalho em equipe, com método e maior segurança e qualidade.
- Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas.
- Serviço dentro dos requisitos de qualidade.
- Desenvolvimento pessoal.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

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