quarta-feira, 13 de julho de 2011

Saiba como proteger suas informações financeiras nas redes sociais

Adicionar estranhos pode ser um risco, mas pouca gente se dá conta.

Por Redação, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Ao mesmo tempo em que as redes sociais nos aproximam dos amigos, elas podem abrir as portas aos criminosos virtuais, que enxergam os sites de relacionamento como fontes valiosas na obtenção de dados pessoais dos internautas. Utilizando alguns meios, eles podem roubar informações privadas e pouco a pouco reunir dados suficientes para utilizar sua identidade ou até mesmo invadir sua conta on-line.

Confira abaixo algumas dicas preparadas pela Visa, para você garantir sua segurança online:

Esteja familiarizado com as configurações de privacidade e segurança
As configurações de segurança e privacidade podem limitar o acesso às suas informações. Familiarize-se com elas e as atualize com frequência. Certifique-se de optar por não compartilhar os seus dados quando você baixar novos aplicativos.

Não divulgue sua data de nascimento
O dia, ano e local do seu nascimento podem ajudar um ladrão de identidade a desbloquear suas informações financeiras. Além disso, cuidado ao divulgar respostas que são comuns às perguntas de segurança, como o nome de sua mãe ou cidade.

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Estou na Europa – sinta-se em casa!
É melhor postar as fotos de suas férias depois que voltar, ao invés de deixar possíveis assaltantes saberem quando sua casa está vazia. E pense duas vezes antes de publicar o endereço de sua casa em sites de redes sociais.

Não forneça dicas de senhas
Seu perfil de rede social pode dar pistas sobre a sua dica de senha, como o nome do seu animal de estimação ou time de futebol favorito. Suas senhas devem ser únicas e difíceis de adivinhar. Você pode, por exemplo, escolher uma senha que não forme uma palavra, misturar letras maiúsculas e minúsculas ou utilizar números e símbolos no meio de letras. O mais importante é não utilizar a mesma senha para todos os sites que você visita.

Não adicione estranhos como amigos
Seja cauteloso ao adicionar como amigo virtual pessoas que você não conhece na vida real, mesmo que eles parecem estar conectados com pessoas da sua rede. Uma pesquisa de 2011 revelou que quase 13 milhões de adultos nos Estados Unidos aceitaria qualquer solicitação de conexão nas mídias sociais de pessoas do sexo oposto, independentemente de conhecer ou ter qualquer ligação com a pessoa. O fato de alguém estar conectado a um amigo seu não significa que essa pessoa é confiável.

Confira outras dicas em www.dicasdesegurancavisa.com.br

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo