terça-feira, 12 de julho de 2011

Salão do Turismo será aberto amanhã em SP

Evento tem como propostas estruturar novos destinos e promover capacitação do setor.

Por Naiobe Quelem, Agência Sebrae de Notícias

Brasília - O Sebrae estará na 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece desta quarta-feira (13) até o dia 17 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento apresenta roteiros e produtos do setor brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.

Mantendo a tradição dos anos anteriores, o Sebrae realizará, em parceria com o MTur, o módulo Rodadas de Negócios ― espaço para apresentar ao operador de turismo as novidade disponíveis em destinos estruturados para receber um público segmentado, além de roteiros que ofereçam uma vivência diferenciada. A intenção é fomentar a comercialização de novos produtos turísticos brasileiros, apoiar a estruturação dos destinos e roteiros do país e promover a capacitação de forma a alcançar os mercados nacionais e internacionais.

Com base na experiência das cinco edições anteriores e considerando as avaliações e sugestões de seus participantes, a cada Salão, o Ministério do Turismo e o Sebrae propõem inovações. Nesta 6ª edição, as Rodadas de Negócio ganharão um caráter mais amplo, oferecendo aos empresários tanto a possibilidade de interagir com os operadores turísticos quanto com o público final, promovendo e comercializando produtos.

"Todo ano, tentamos inovar, evoluir e trabalhar novos segmentos do turismo. Além de promover o aprimoramento dos roteiros turísticos no Brasil, o objetivo é inserir os novos fornecedores locais no mercado, estimular parcerias e gerar negócios por meio da ampliação da oferta, da diversidade e, sobretudo, da competitividade dos produtos", avalia a responsável pelos Projetos de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães. "Uma pequena empresa não pode competir com uma grande em quantidade, mas sim em qualidade, diferenciando seus serviços", observa.

O módulo Rodada de Negócios será composto de área para realização de negócios pré-agendados, de 13 a 15 de julho, e de outra dedicada à promoção e à comercialização de produtos turísticos, aberta todos os dias do Salão.

Negócios e comercialização
Os negócios pré-agendados consistem em encontros entre operadores de turismo (compradores) e fornecedores locais (hospedagem e agências de turismo receptivo, por exemplo) relacionados a determinados segmentos e projetos. As rodadas também contam com a participação ativa de membros dos Órgãos Oficiais de Turismo, das unidades estaduais do Sebrae e de outras entidades. Neste ano, pela primeira vez, serão promovidas rodadas de negociação com os destinos que oferecem produtos e serviços nos segmentos de turismo náutico (cruzeiros marítimos) e turismo para o público LGBTS (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes).

Também participarão das rodadas os destinos do Projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo, que busca desenvolver as atividades turísticas a partir de produtos locais. Por enquanto, a iniciativa conta com seis destinos: Aquiraz (CE), Cambará do Sul (RS), Gravatá (PE), Holambra (SP), Mata de São João (BA) e Nova Friburgo (RJ).

Produtos
Além dos novos temas das rodadas de negócio, outra inovação do módulo do Sebrae é o espaço de comercialização de produtos turísticos, dedicado aos destinos que participaram dos encontros de negócios pré-agendados nas rodadas de anos anteriores e que se consolidaram como produtos turísticos. Entre eles, os que integram os projetos Economia da Experiência, Rede de Cooperação para Roteirização Turística e Aventura Segura.

Quando estiver desocupado, o espaço para encontro de negócios pré-agendados será disponibilizado a empresários e gestores públicos que queiram realizar reuniões com o objetivo de gerar novos negócios. Dessa forma, os empresários que não puderem participar dos encontros terão oportunidade de aproveitar a presença de operadores que estiverem expondo ou visitando o Salão e agendar negociações.

Serviço
6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil
De 13 a 17 de julho de 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo)
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae : 0800 570 0800

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo