terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alto desempenho nos vestibulares

Com a democratização do ensino, a abertura de novos cursos e as novas formas de ingresso na faculdade, além das exigências do mercado de trabalho, ser universitário é componente integrante do ideário jovem e de suas famílias.

Por Fábio Visioli, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Quando os vestibulares surgiram no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, já se constituíam exames de seleção e uma forma de equalizar o número de candidatos e vagas. Atualmente, com a democratização do ensino, a abertura de novos cursos e as novas formas de ingresso na faculdade, além das exigências do mercado de trabalho, ser universitário é componente integrante do ideário jovem e de suas famílias.

Contudo, apesar das mudanças do Enem, exames seriados, cotas e outros, muitos vestibulandos não se preparam adequadamente. Ao ficarem temerosos, prejudicam, assim, os seus próprios resultados. Tal qual um atleta de alto desempenho que se prepara anos para uma competição, o estudante deve ter clara uma rotina de estudos, avaliação, e, sobretudo, estratégia.

Conhecer bem a carreira profissional e universitária, bem como as suas exigências para ingresso, e, mais importante, como são solicitadas as resoluções das questões, diferenciam o jovem e favorecem o seu resultado na prova. Há de ficar clara aos alunos a necessidade de uma rotina de estudos diários, a partir da verificação de suas reais dificuldades e esclarecimento de dúvidas com os professores.

É preciso também que o aluno possua ciência do conteúdo exigido e verifique os índices de tendências das provas e, principalmente, tenha uma boa bagagem cultural, acompanhada de um senso crítico apurado, o que se torna um grande diferencial.

Somado a todos esses elementos, o aluno estará apto a estudar com uma maior responsabilidade, conhecendo, assim, suas preferências e seus pontos a serem trabalhados. Essas são ferramentas importantes para que o aluno esteja, de fato, pronto para uma boa prova. O bom resultado é, portanto, uma soma de dedicação, autocontrole e conhecimento.

Fábio Visioli - é consultor pedagógico do Ético Sistema de Ensino (www.sejaetico.com.br) | da Editora Saraiva.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo