segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Google acusa rivais de "campanha hostil" contra Android

Para vice-presidente jurídico, a união de empresas historicamente rivais, como a Microsoft e a Apple, é algo que deveria ser questionado.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Após ser derrotado pelas rivais Microsoft, Apple e Oracle no recente leilão de patentes da Nortel, o Google acusou as empresas concorrentes de orquestrar uma campanha para frear o crescimento do sistema operacional Android entre os smartphones. Segundo o vice-presidente jurídigo do Google, David Drummond,a aquisição coordenada de patentes é uma tentativa de impor tributos sobre os celulares que operam com o Android.

Segundo ele, o prejuízo não é apenas para os consumidores, que sofreriam o efeito cascata dos preços e acabariam pagando mais pelos smartphones. A aquisição dessas patentes, segundo Drummond, sufocará as inovações tecnológicas.

Para ele, a união de empresas historicamente rivais, como a Microsoft e a Apple, é algo que deveria ser questionado. "Microsoft e Apple sempre foram inimigas ferrenhas, e por isso quando terminam juntas na cama você precisa começar a questionar o que está acontecendo", desabafou Drummond, no blog oficial do Google.

As produtoras de software Novell e Nortel Networks faliram e suas patentes foram leiloadas. A Apple e a Microsoft se aliaram para adquirir as patentes e cobrar por qualquer serviço que as utilize, inclusive o sistema operacional do Google para smartphones. Para Drummond, essa seria uma "campanha hostil e organizada contra o Android de parte da Microsoft, Oracle, Apple e outras empresas, travada por meio de patentes inválidas".

Apesar de deter a maior fatia do mercado nesse segmento, o Google detém um portfólio de patentes relativamente minúsculo em relação a outras empresas de tecnologia. Numa tentativa de reverter esse quadro, a empresa adquiriu, em julho, cerca de mil registros que antes pertenciam à IBM. Antes disso, a empresa contava com cerca de 700 patentes, a maioria referente à tecnologia do seu motor de buscas.

A Oracle, que também foi alvo dos disparos de Drummond no blog oficial do Google, adquiriu no começo de 2010 a Sun Microsystems, empresa responsável pelo desenvolvimento da linguagem Java. A linguagem de programação é amplamente utilizada no Android, e, com a patente nas mãos da Oracle, o Google teve que desembolsar para manter o sistema operacional.

A Microsoft rebateu as acusações, afirmando que a própria empresa convidou o Google para se aliar na compra das patentes da Novell e Nortel, pedido que teria sido negado pela gigante das buscas. Já os representantes da Oracle e Apple não quiseram se pronunciar a respeito do assunto.

Com informações da Agência Reuters.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo