quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Google quer ampliar portfólio de patentes

A maior parte das 700 patentes pertencentes ao Google antes da aquisição junto à IBM, eram referentes à tecnologia do seu próprio motor de buscas.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O registro de "propriedade intelectual" pode ser uma carta na manga ou um incômodo espinho no sapato das grandes empresas de tecnologia. Alvo da Oracle, que reclamou patentes da linguagem de programação Java, amplamente utilizada no sistema operacional Android, o Google pretende ampliar o seu parco portfólio de patentes e evitar episódios semelhantes.

Só no mês de julho, a empresa adquiriu cerca de mil patentes que antes pertenciam à IBM, conforme reportou o jornal Los Angeles Times. "Como muitas empresas de tecnologia, às vezes nós vamos adquirir patentes que são relevantes para as necessidades de nosso negócio", declarou um porte-voz do Google. Para ele, guerras por patentes são um desperdício, e, no final, ninguém sai ganhando.

A maior parte das 700 patentes pertencentes ao Google antes da aquisição junto à IBM, eram referentes à tecnologia do seu próprio motor de buscas. Ao migrar para plataformas móveis, vários competidores reclamaram o uso de suas tecnologias, como foi o caso da Oracle.

De acordo com o especialista em patentes citado pelo LA Times, Alexander Poltorak, "patentes são instrumentos de guerra. Companhias estão adquirindo patentes para defender as suas fatias de mercado e atacar seus competidores".

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo