sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Incentivos: muito além dos resorts

Estas viagens já não são novidades e as empresas enfrentam um desafio: como torná-las, realmente, diferentes e inesquecíveis?

Por Maurício de Almeida Prado, www.administradores.com.br

Quase todo mundo já sabe que investir em viagens de incentivo é uma das maneiras mais inteligentes de se alcançar comprometimento da equipe, reconhecer os melhores profissionais e estreitar o relacionamento com clientes.

As viagens são verdadeiros sonhos nos quais, por alguns dias, aquele grupo pode usufruir de regalias, surpresas, presentes e momentos inesquecíveis. A hospedagem costuma ser em hotéis de alto padrão, com direito a bons restaurantes e acesso a programas exclusivos, algo que não acontece em viagens de turistas comuns.

Contudo, estas viagens já não são novidades e as empresas enfrentam um desafio: como torná-las, realmente, diferentes e inesquecíveis? Acredito que muitas empresas estão cansadas de levar suas equipes para os mesmos destinos, nos mesmos resorts. Pensando nisso, achei que seria importante dividir com vocês as sugestões inusitadas que o site Unusual Hotels of the World oferece. Nele você pode procurar por algumas categorias muito curiosas como: submersos, embaixo da terra, dentro de avião, em desertos e no gelo.

Você pode levar sua equipe para uma experiência única em um hotel muito gelado e fazê-los dormir em iglus no Iglu Dorf Zermatt, na Suiça.

Já se sua campanha teve uma temática medieval, você pode transportá-los através da história para um hotel medieval na República Checa: o Hotel Detenice.

Para quem curte uma viagem ao centro da terra, o Sala Silvermine na Suécia oferece todos os seus ambientes a mais de 150 metros abaixo da terra, pois foi construído em uma antiga mina de prata e abusa do metal em sua decoração.

Mas, se tudo isso ainda não for inovador o bastante para você há ainda várias opções de hotéis em presídios. O hotel mais estranho desta categoria é o Karosta e fica na Letonia: ele não está listado neste site, mas pode ser encontrado no link: www.karostascietums.lv.

No Karosta, pode-se solicitar um pacote especial que se chama "Extreme Night": uma experiência especial para grupos que vai, das nove da noite às nove da manhã, em uma jornada cheia de surpresas. A única coisa que é revelada é que todos têm que assinar um termo de responsabilidade, o que demonstra que as emoções serão testadas no limite.

Estes hotéis são tão bizarros que fico pensando se as empresas devem levar para lá os ganhadores das campanhas de incentivo ou apenas aqueles que não atingirem suas metas. Mas, uma coisa é certa: os momentos serão inesquecíveis.

Maurício de Almeida Prado - é sócio-diretor executivo da agência de promoções e eventos Plano1.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo