terça-feira, 9 de agosto de 2011

Managing: adaptação brasileira de livro deve ser lançada em 2012

Texto de Henry Mintzberg procura desmistificar o gestor como alguém que é um planejador sistemático, sem interrupções e que tem controle de tudo na organização.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Uma das obras mais relevantes da Administração, o livro Managing - Desvendando o Dia a Dia da Gestão, do canadense Henry Mintzberg, deve ser reescrito 'à brasileira'. A versão deve chegar às prateleiras no segundo semestre de 2012.

O original Managing, editado pela Bookman, apresenta um estudo prático de gestão, avançando no entendimento do tema pela observação da rotina de profissionais de diversas nacionalidades. De acordo com o empresário César da Costa, co-autor da versão nacional, "faltava à obra personagens brasileiros. O dia-a-dia dos nossos gestores é rico e, visando agregar esse valor ao livro, trabalhamos no lançamento da obra reescrita e adaptada".

O texto de Henry Mintzberg procura desmistificar o gestor como alguém que é um planejador sistemático, sem interrupções e que tem controle de tudo na organização. Ele mostra que o profissional, na verdade, gerencia em três níveis: ação, informação e pessoas, sendo interrompido constantemente em uma dinâmica extremamente acelerada e pouco previsível.

"Agora reunirá líderes brasileiros como case", garante Costa. Para a primeira leitura colaboraram 29 gerentes de vários níveis em diferentes organizações e áreas, os quais foram acompanhados por Henry Mintzberg durante um dia típico de trabalho e tiveram as suas agendas revisadas uma vez por semana.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo