quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Microsoft fortalece parceria com empresas alagoanas

Companhia americana realiza projetos em parceria com instituições como o Sebrae no estado.

Por Thayse Azevedo , Agência Sebrae

Entre 2010 e 2011, a americana Microsoft deu um salto em seus investimentos com micro e pequenas empresas alagoanas. De acordo com dados da companhia norte-americana, nesse período, houve crescimento de 234% nos negócios em Alagoas, 86% de elevação no valor médio das vendas para clientes e 100% de cumprimento das metas em operações com micro e pequenas empresas (MPE).

Esses números foram alcançados por meio de aproximação e negócios entre a Microsoft e o mercado alagoano, que desde 2006 trabalha em parceria com a empresa por meio do Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação (APL-TI). Entre essas ações estão a capacitação de mão de obra, a geração de negócios e o trabalho intensivo para aproximar a academia do setor produtivo.

Segundo Sacha Passos, gestor do APL TI pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae em Alagoas, desde 2010 o APL intensifica as ações voltadas à capacitação e à geração de negócios. Em 2010, as empresas que compõem o APL participaram de cinco capacitações em assuntos como vendas.

Rodadas de negócios
Já em 2011, foram realizadas cinco capacitações com média de 35 participantes cada. Os empresários e colaboradores das empresas do APL que estiveram nessas capacitações receberam treinamento sobre programas de computador. Também foram realizadas rodadas de negócios entre os empresários e os representantes da Microsoft na sede do Sebrae em Alagoas, além da participação desta empresa nas Oficinas de Planejamento Estratégico do Polo de TI de Maceió, nos dias 21 e 22 de julho.

"O fortalecimento do mercado local de TI passa pela abertura de oportunidades para os negócios de pequeno porte, fomentando parcerias com grandes empresas. Essa aproximação com a Microsoft já apresenta resultados concretos para o APL", afirma Sacha. Para o empresário Maxwell Pinto, da Usetech, uma das empresas integrantes do APL, a articulação entre o arranjo produtivo local e a Microsoft é importante para o desenvolvimento das pequenas empresas que trabalham no segmento. "Os cursos são muito produtivos e importantes para a reciclagem e aprimoramento do nosso conhecimento", completa Maxwell.

As empresas atendidas pelo APL-TI são especializadas em desenvolver softwares, criar sites para internet, comercializar provedores e prestar serviços de tecnologia da informação.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo