sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Na contramão da tendência, Administradores aposta em impresso e dá certo

Revista Administradores conquista público subvertendo conceito tradicional de publicação de negócios.

Por Redação, www.administradores.com.br

No final de 2010, o centenário Jornal do Brasil, um dos mais tradicionais do país, deixou de existir na versão impressa, após ter sua circulação diária reduzida de cerca de 100 mil exemplares para pouco mais de 20 mil. Na época, a decisão só reforçou a tese de que o futuro dos impressos seria migrar para o digital ou desaparecer. Na contramão dessa corrente, entretanto, o portal Administradores.com.br apostou no caminho inverso e, no meio desse furacão, lançou a revista Administradores, que, apenas seis meses após seu lançamento, já conta com cerca de 5 mil assinantes.

O site www.administradores.com.br é atualmente o principal canal online voltado para o público de Administração e Negócios no Brasil, com uma um média mensal de 3 milhões de visitas. E foi acreditando nessa força que a equipe resolveu investir no mercado de impressos. "A revista Administradores é mais online do que muitos sites, justamente porque nascemos no digital. Ela é um impresso com atitude de veículo da internet, mantendo um diálogo muito próximo com o leitor desde a primeira edição. Então, ao mesmo tempo em que oferecemos ao nosso público mais uma possibilidade, com um trabalho muito bem elaborado, reforçamos a marca do site", afirma Leandro Vieira, publisher da revista.

Com um projeto editorial que procura se afastar da rigidez tradicional das publicações do gênero, a Administradores tem conquistado leitores aliando grandes reportagens e um impecável trabalho de criação gráfica. Junto a isso, a revista conta ainda com artigos de importantes profissionais e acadêmicos do Brasil e do exterior. Stephen Kanitz, por exemplo, ex-colunista da Veja, agora mantém uma coluna fixa na Administradores. Idalberto Chiaventato, autor de alguns dos livros mais utilizados nos cursos de Administração do Brasil, deu as boas vindas aos leitores da revista com um artigo na edição 0 e assina um novo texto no número de setembro. Além deles, têm participado ainda professores de escolas como IMD, da Suíça; Iese e Esade; da Espanha; Universidade de San Diego, dos EUA; e USP e FGV, do Brasil.

Todo esse trabalho tem retornado uma avaliação muito positiva por parte dos leitores. "Pela primeira vez, nos meus 60 anos de idade e 35 como professor da UFRGS, li uma revista do começo ao fim, sem pular uma só frase ou artigo", conta Walter Nique, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pedro Rocha Fiuza, presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CFA/MG), é outro que avalia bem a chegada da Administradores ao mercado. "Tenho certeza de que, em breve, se tornará a revista de Administração mais lida do Brasil", afirma.

Para Fábio Bandeira de Melo, editor da revista, esse retorno é muito gratificante e impõe o compromisso de sempre fazer uma edição melhor que a outra. "Saber que estamos levando ao público um conteúdo que realmente tem relevância e é tão bem recebido nos coloca a missão de sempre surpreender. E temos conseguido isso", afirma.

iPad e iPhone
A partir deste mês de agosto, a Administradores estará disponível para usuários do iPad e do iPhone. Com uma plataforma interativa, a revista pretende aproximar-se ainda mais do online. "A nossa natureza é digital e interativa, e nos acostumamos a sempre procurar antecipar tendências. Então, mesmo que o público nesse tipo de suporte ainda seja pequeno, se comparado com o do formato tradicional, temos plena convicção de que ele já uma realidade e precisamos estar lá", explica Leandro Vieira.


Como assinar
A revista Administradores está disponível para assinaturas através do sitewww.administradores.com.br/revista.

Para exemplares anteriores, acesse a nossa loja no Facebook.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo