quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os 5 piores erros que uma empresa pode cometer no Facebook (Será que é assim mesmo?)


Universia Brasil

O conteúdo ainda é uma chave importante na hora de colocar sua marca presente nas mídias sociais. Com as novas ferramentas e opções do Facebook ficou cada vez mais fácil aos usuários controlar o que desejam ler em seus feed de notícias. É por isso que as empresas precisam abusar da criatividade para se destacar e atrair mais fãs.

Uma das principais medidas que devem ser tomadas é saber gerir o trabalho que tem sido realizado na mídia em questão. A melhor maneira de ver o que não está funcionando da maneira esperada é moderar e analisar todas as interações - o que nem sempre é feito pelas marcas presentes na rede. Para isso, fique atento em que tipos de atualização NÃO é legal fazer na rede social:

Não faça spam
Postar muitas atualizações durante o dia, especialmente postagens repetidas, fazem com que sua marca fique escondida no feed dos usuários

Não negligencie problemas
As mídias sociais requerem que você tenha uma conversa clara com os usuários. Ignorar problemas e questões pode passar a imagem de que a empresa não se preocupa com o cliente

Não use respostas prontas
Usar esse artifício é tão ruim quanto deixar de responder algo. Os usuários não reconhecem como algo positivo mensagens prontas e iguais, mesmo que para problemas iguais

Não programe seus uptades
Quando seu conteúdo é agendado, aparece nas atualizações que ele não foi feito no exato momento em que ele apareceu na timeline. Isso fica pior ainda se você tiver uma conta de Facebook integrada ao Twitter, pois o conteúdo fica duplicado

Não se desligue do mundo
Se desligar das interações que acontecem no seu mural é uma péssima prática porque passa a ideia que você só quer transmitir e não se envolver com seus fãs.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo