terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto promove reinserção social pelo empreendedorismo


Menores internos de instituição potiguar aprendem fundamentos para abertura de negócios.

Por Sandra Monteiro, Agência Sebrae de Notícias

Natal - Aumentar a autoestima, elevar a motivação e aprender técnicas de empreendedorismo. Esses são benefícios que 22 jovens cumpridores de medidas socioeducativas no Centro Educacional de Mossoró (Ceduc) começam a vislumbrar devido às ações do Projeto Responsabilidade Social e Negócios.

Desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), a iniciativa oferece capacitação aos adolescentes atendidos pela instituição com a finalidade de transmitir conhecimento técnico para desenvolvimento de uma atividade empreendedora.

Uma das ações do projeto em Mossoró é a Oficina de Motivação Pessoal. Na cidade, o projeto começou no dia 28 de julho e terá duração de dois anos. Nesse período, os internos receberão capacitações voltadas à gestão empreendedora e associativismo e consultorias técnicas. A ideia é estimular nos adolescentes habilidades empreendedoras e fazer todo o acompanhamento do processo produtivo, da concepção à comercialização.

"Vamos oferecer conhecimento técnico e acompanharemos esses menores para que possam desenvolver uma atividade e serem inseridos no mercado depois de cumprirem as medidas socioeducativas. É um trabalho demorado, mas que garante excelentes resultados", afirma a gestora do projeto pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, Tathiana Campos.

Atendimento aos familiares
Para a gestora, no Ceduc Mossoró a proposta é realizar um produto na área de marcenaria (como caixas de madeiras), que poderá ser facilmente comercializado. "O Ceduc Mossoró, a exemplo do de Caicó, possui marcenaria excelente", relata Tathiana.

Entre as demais atividades a serem promovidas nos dois anos de projeto está o atendimento aos familiares dos adolescentes. O Projeto Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae existe desde 2010 e já atende 170 jovens nos Ceduc de Natal, Caicó e Mossoró, além de adolescentes moradores de bairros da periferia da capital potiguar.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo