terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quer fazer um MBA no exterior? Saiba o que avaliar e os cuidados necessários


Estudantes brasileiros são muito procurados pelas escolas por sua experiência em uma das economias mais dinâmicas.

Infomoney

Cursar um MBA (Master Business Administration) internacional está nos planos de muitos profissionais. Mas para dar um passo tão importante na carreira a pessoa tem de estar segura das suas escolhas. Para ajudar neste processo, o Portal InfoMoney conversou com o CEO do The MBA Tour, Peter von Loesecke.

Uma das principais dificuldades encontradas pelos profissionais é em relação à escolha do MBA. Para Loesecke, o candidato deve considerar a experiência acadêmica que deseja ter durante o seu curso. Ele deve considerar a duração do programa, orientação acadêmica e método de ensino. Além disso, ele aconselha ainda ficar atento em relação às opções de financiamento da universidade, além da localização da escola.

“Com há muitos fatores a considerar, é importante pesquisar os programas de MBA com cuidado. Há uma série de maneiras de fazer isso, incluindo conversas com ex-alunos, reuniões com representantes da escola de negócios em feiras, conferências e sessões de informação, visitas ao campus e pesquisas on-line”, explica.

Vantagem e cuidados de estudar no exterior
Segundo o especialista, estudar fora do país é vantajoso para os profissionais. Loesecke explica que uma pessoa com MBA internacional é altamente desejável para as empresas, especialmente as multinacionais. “Ter um MBA a partir de um programa reconhecido internacionalmente oferece um dos melhores pontos de entrada para as empresas”, diz.

Além disso, enquanto um aluno cursa um MBA internacional, ele terá também a oportunidade de ter conhecimentos em inglês fluente e de conviver com pessoas de outros países.

Sobre os cuidados de cursar um MBA internacional, além da universidade, o candidato deve considerar que tipo de carreira quer após a sua MBA. Loesecke alerta que se o candidato quer trabalhar no exterior, é importante pesquisar escolas que oferecem oportunidades para estrangeiros.

Em relação à família, se ela vier junto com o profissional, vale destacar que algumas escolas têm sistemas de apoio excepcional para famílias estrangeiras e proporcionam oportunidades de trabalho aos cônjuges.

Custos e como impressionar
Mas não basta somente escolher a universidade, a escola também decide se aceita ou não o aluno. Para impressionar na admissão, é importante estar atento a alguns cuidados. O primeiro é se vestir de maneira profissional para a entrevista. O segundo é pesquisar completamente os programas de interesse e buscar assuntos relevantes para tratar com os representantes, ou seja, perguntar sobre temas realmente importante e que não foram facilmente encontrados nas páginas das universidades na internet. Após o encontro, o profissional deve encaminhar um e-mail para os representantes das universidades para agradecer e reforçar o interesse em seu programa.

De acordo com o CEO, os estudantes brasileiros são muito procurados pelas escolas de negócios por sua experiência em uma das economias mais dinâmicas e diversificadas da América Latina. Além disso, estudantes brasileiros também têm um bom desempenho social com todas as culturas.

Sobre os custos, o especialista afirma que, nos EUA, os valores podem variar entre US$ 30 mil e US$ 100 mil. O valor depende da escola e da duração. Já na Europa, as mensalidades podem variar entre 35 mil euros e 50 mil euros, enquanto no Canadá o valor é de CAD$ 20 mil a CAD$ 60 mil.

The MBA TourA MBA Tour é considerada a maior feira internacional de MBAs do mundo. No Brasil, o evento ocorrerá em dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital fluminense, a feira começa nesta quinta-feira (4), já para os paulistas é no próximo sábado (6).

Os interessados terão a oportunidade de conhecer o programa de mais de 20 universidades da América do Norte, Europa e Ásia. Entre os destaques estão Yale University, York University - Schulich School of Business, Boston University, University of San Diego, Nanyang Business School Singapore, University of British Columbia, entre outros.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo