sábado, 6 de agosto de 2011

Serviços respondem por mais de 70% do emprego nas regiões metropolitanas do país


A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Agência Brasil

Os serviços respondem por mais de 70% do número de empregos nas regiões metropolitanas. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou um estudo que trata do tema nesta quinta-feira (4). O estudo mostrou que o país criou, em média, 2,1 milhões de postos de trabalho, na última década, dos quais a maioria (1,99 milhão) com até 1,5 salário mínimo mensal.

Na contramão deste crescimento está o setor primário (agricultura) e o secundário (indústria) que perderam espaço. O estudo do Ipea indicou que na década passada o setor secundário gerou 5,1 milhões de empregos, número inferior ao de décadas anteriores, enquanto o primário perdeu 2,7 milhões de empregos. Já o setor terciário gerou na década passada 11,7 milhões de empregos.

"Estamos cada vez mais nos transformando em um país de serviços. Nas regiões metropolitanas, principalmente, os serviços já respondem por mais de 70% da mão de obra", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

"A grande parte dos postos de trabalhos gerados concentrou-se na base da pirâmide social, uma vez que 95% das vagas abertas tinham remuneração mensal de até 1,5 salários mínimos. O que significou o saldo líquido de 2 milhões de ocupações abertas ao ano, em média, para o segmento de trabalhadores de salários de base", relata o documento do Ipea.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo