quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desafios de C & T são economia do conhecimento e sustentabilidade ambiental, afirma Mercadante

No primeiro segmento, comentou o esforço para ampliar a produção nacional de componentes eletrônicos.

Agência Senado

Em audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, apresentou como principais desafios da pasta impulsionar a economia do conhecimento e da informação, sem perder de vista a sustentabilidade ambiental. No primeiro segmento, comentou o esforço para ampliar a produção nacional de componentes eletrônicos e, assim, baratear não só o custo de tablets, mas também de celulares, notebooks e televisores.

- A nova política brasileira para os tablets vai começar com a produção de equipamentos com 20% de conteúdo nacional. Isso vai levar a uma queda de 30% a 40% no preço ao consumidor brasileiro - informou.

Na área de tecnologia verde, destacou investimentos na geração de energia limpa e informou que a produção de energia eólica deverá crescer sete vezes até 2014.

Ele também fez apelo ao Senado para que defina com bom senso a forma de repartição dos royalties do petróleo.

- É preciso preservar os estados produtores e usar esses recursos para dar um salto estratégico, gerando uma economia sustentável e competitiva. Daí, pedimos que haja ênfase nos investimentos em educação e C&T - apelou Mercadante.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo