terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saiba quais são as empresas que oferecem as melhores oportunidades de carreira

Site norte-americano lista 25 companhias onde os profissionais acreditam ser as melhores opções para iniciar a carreira.

InfoMoney

Quando o assunto é oportunidade de crescimento de carreira, a rede social profissional Glassdoor listou as 25 companhias internacionais que melhor suprem esse tipo de anseio profissional.

Falando das 10 principais empresas da lista, está localizada em primeiro lugar a consultoria norte-americana Boston Consulting e, em segundo lugar, sua concorrente, a Bain & Company. Ambas as empresas possuem escritórios no Brasil.

Consultoria estratégica
Em relação à Boston Consulting, focada em consultoria estratégica para as empresas, o site glassdoor.com mencionou entre as vantagens em se trabalhar nela a presença de plano de carreira claro, equipes compostas por pessoas inteligentes e a grande disponibilidade de recursos que ajudam no trabalho de cada um.

A empresa também oferece treinamento, ensinando uma série de habilidades consideradas muito úteis pelos profissionais. Por outro lado, foram mencionados como pontos negativos eventuais projetos “chatos”, que são mais voltados à gestão do que a estratégia.

A Bain & Company, listada em segundo lugar e que também oferece oportunidade no Brasil, tem como ponto de destaque o trabalho voltado para problemas realmente interessantes e importantes. A alta gama de treinamentos formal e informal também ajudou a empresa a conquistar tal posição. Como ponto desfavorável, foi citada a elevada carga horária de trabalho.

Nestlé e Facebook
A lista também contempla empresas como a Nestlé Purina e o Facebook. No caso da Nestlé, os pontos fortes da empresa estão relacionados sobretudo com o ambiente altamente descontraído e a liberdade que os profissionais têm para tomar decisões. Mas toda essa descontração também acabou entrando na lista de elementos que desfavorecem a empresa. “Com o ambiente muito descontraído, às vezes é difícil obter respostas dos profissionais”, observaram os entrevistados.

Em nono lugar, com um ambiente profissional avaliado como extremamente livre, se posiciona o Facebook. A lista de elementos favoráveis ao Facebook é longa, contemplando a alta presença de pessoas inteligentes e os grandes desafios que estimulam as pessoas a se superarem a cada dia. Do lado negativo, os profissionais avaliaram que as expectativas profissionais na empresa são muito altas, sendo um ambiente interessante apenas para quem ama trabalhar.

Veja a lista com as 10 empresas que oferecem as melhroes oportunidades de crescimento:


A pesquisa
O site norte-americano organizou a lista seguindo o feedback dos funcionários das empresas. Cada profissional respondeu a um questionário com 20 perguntas, que abordavam temas como ambiente de trabalho, liderança, motivação, comunicação e oportunidade de carreira.

Ao longo de um ano, mais de 150 mil profissionais deram notas para o grau de satisfação de trabalhar na companhia, de acordo com as oportunidades para crescimento na carreira.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo