quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sebrae atuará nas cidades atendidas pelo Brasil sem Miséria

Instituição assina convênio com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nesta quarta-feira (14), em Brasília.

Por Regina Xeila, Agência Sebrae

Chegar aonde existe pobreza extrema e apresentar o empreendedorismo como mecanismo de inclusão produtiva e geração de renda. Esse é o objetivo do acordo de cooperação técnica que será assinado entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nesta quarta-feira (14), às 9h30, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. A assinatura acontece durante a abertura do seminário "Brasil sem Miséria: como o empreendedorismo e os pequenos negócios podem ajudar". O evento, promovido pela instituição e o MDS, vai discutir a inclusão do empreendedorismo no programa do governo federal.

Assinam o documento o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Barreto Campello, e a secretária extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca. Também participa da cerimônia o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Lançado em junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff, o Plano Brasil sem Miséria tem como principal objetivo a inclusão social e produtiva da população que vive em situação de extrema pobreza. São famílias cuja renda per capita não ultrapassa R$ 70 por mês. Dividido em três principais eixos (garantia de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva), o programa deve alcançar os 16,2 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Sebrae vai atuar junto aos cerca de 120 mil beneficiários do programa Bolsa Família que atuam como empreendedores individuais. Para isso, serão utilizadas duas metodologias. A primeira delas é o programa Negócio a Negócio, que leva até o empreendedor orientação gratuita e personalizada para melhorar a gestão e o desempenho da empresa. A outra será aplicada nos municípios médios e pequenos que participam do programa nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania. A iniciativa leva assistência técnica a localidades marcadas por condições socioeconômicas precárias.

"Um dos princípios da atuação do Sebrae no Brasil sem Miséria é a busca ativa. Iremos até os empreendedores que já estão atuando ou têm potencial para isso para oferecer conhecimento. É o que irá tornar os negócios sustentáveis, gerando emprego e renda para uma parcela da população, promovendo também o desenvolvimento regional", destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Microcrédito orientado
O seminário "Brasil sem Miséria: como o empreendedorismo e os pequenos negócios podem ajudar" terá um dia inteiro de debates, em que governo federal, acadêmicos, iniciativa privada e terceiro setor vão debater temas como desenvolvimento econômico local, parcerias sociais, formalização e assistência técnica aos empreendedores individuais e ampliação do microcrédito produtivo orientado. Durante o encontro, será explicado o funcionamento do recém lançado Programa Nacional de Microcrédito (Crescer).

"Com o Crescer, muitas pessoas pobres, até mesmo entre as que recebem o Bolsa Família, poderão ampliar seus pequenos negócios. O programa se integra a parcerias que estabelecemos com instituições como o Sebrae para reforçar a produção desses empreendimentos, que são a base de sustentação de muitas famílias", explica a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

Os interessados em participar devem se inscrever até 18h desta terça-feira (13/09), via e-mail –confirmacaodepresenca@sebrae.com.br - ou pelo telefone – (61) 2107- 7949. As vagas são limitadas.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo