quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Teste ANPAD - Uma Estratégia para Fevereiro

"A Oportunidade é uma deusa desdenhosa, pois não perde tempo com os despreparados." [George S. Clason]

"Os maiores dos erros são a pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade." [Provérbio árabe]



Disponibilizei, no site da escola, uma vídeo-aula chamada "tópico especial" que mostra a estratégia que os alunos do Instituto Integral adotam há anos para se diferenciarem no Teste ANPAD.

(Por se tratar de uma "estratégia", meus alunos não me permitiram divulgar publicamente o vídeo. O arquivo PDF da aula está neste link: http://bit.ly/RQ6-TE).

Reservei uma surpresa para quem ler até o fim...

Não é à toa que nosso índice de aprovação no Teste ANPAD é superior a 75%, isto é, de cada 4 alunos do curso, 3 conseguem aprovação com escore alto o suficiente para conseguirem uma bolsa de estudos. Além disso, já tivemos 6 alunos com 600 pontos no Teste.

A "estratégia" adotada por cerca de 90% dos candidatos ao Teste ANPAD não lhes dá as mínimas chances diante dos nossos alunos, pois aqueles "fogem" da prova de RQ e tentam se garantir nas demais.

O problema é que, nas demais provas, essa "massa" de candidatos fica com resultados muito parecidos, e, muitas vezes, insuficientes para seus propósitos de entrarem nos melhores Programas, ou mesmo de conseguirem uma bolsa...

Se você está matriculado no curso online (https://instituto-integral.myedools.com), assista ao vídeo RQ6 - Estatística - Tópico Especial, tendo em mente duas coisas:

(1) verificar se você está adotando a estratégia certa na prova de RQ, e
(2) "segurar" a informação estratégica contida no vídeo (não a divulgando para a concorrência) pelo menos até que você tenha conquistado sua vaga.
Lembrem-se do dito popular: "Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro..."

Nesta postagem, falarei da estratégia que nossos alunos adotaram para atingir escores altos na edição de fevereiro do Teste ANPAD.


A edição ideal para conquistar uma bolsa

A edição de fevereiro do Teste ANPAD é, literalmente, "desprezada" por mais de 50% dos postulantes a uma vaga no Mestrado ou Doutorado em IFES e IES de primeira linha no Brasil.

Fiz umas pesquisas dois anos atrás e os resultados foram estes.

A demanda por essa edição é tão baixa, que a EA-UFRGS não aplica a prova em fevereiro, deixando a tarefa a cargo somente da Unisinos. Lá na Unisinos, apenas duas salas  são suficientes para acomodar todos os candidatos (cerca de 50 pessoas).

Ademais, a maioria dos que prestam a edição de fevereiro do Teste sequer chega perto dos livros...

O quadro é o seguinte:

(1) baixíssima demanda; e
(2) despreparo quase total dos candidatos.

Como consequência, as médias por prova despencam, principalmente em RQ, que já é normalmente baixa em todas as edições...

Eis aqui o Teste ideal para nossos alunos faturarem escores altíssimos e "paparem" todas as bolsas.

E o que é melhor: nem é necessário muito esforço para chegar lá!

E tem mais: o tempo de preparação para o Teste de fevereiro é o maior de todos (quase 5 meses!)

Aqui vai uma situação real: fiz o Teste ANPAD de setembro de 2002 e acertei 73 questões na prova toda. Meu escore foi 457 pontos. Se eu tivesse prestado o Teste de fevereiro daquele mesmo ano, com a mesma quantidade de acertos, teria conseguido um escore superior a 540 pontos.

Dentre os escores mais altos conquistados pelos alunos do Instituto Integral, mais de 60% vieram nas edições de fevereiro.

Fica aqui uma pergunta: nossos alunos são mais inteligentes do que os demais candidatos, ou são apenas mais "estratégicos"?

Abraços e sucesso a todos!
Prof. Milton Araújo.

Este vídeo estará disponível por tempo limitado!

"Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você." [Steve Beckman]

Próximas turmas do curso presencial: http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-presencial

Curso online (matrículas sempre abertas): http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-online