segunda-feira, 28 de março de 2011

Você sabe conquistar clientes?

Comunicação vista como adequada nem sempre é a mais eficaz 

Por Redação, www.administradores.com.br


Conquistar um público consumidor fiel não é tarefa fácil. Mesmo assim, nem todo mundo sabe qual a maneira correta de agir para tornar essa relação menos difícil. Muitos acham que propaganda, simplesmente, é a alma do negócio, independentemente de como ela é feita. Para os que pensam assim, fica um recado: um outdoor na avenida mais movimentada da cidade ou inserções no canal de TV de maior audiência não são garantias de sucesso.

A comunicação interruptiva, assim como a conhecemos hoje, está com os dias contados. Na propaganda, os comerciais de TV que interrompem o consumidor, muitas vezes com uma mensagem que não o interessa, serão substituídos por outros formatos, como o patrocínio de programas e a criação de conteúdo pelas marcas. Da mesma forma, no marketing promocional, também vemos uma tendência crescente pela comunicação não-interruptiva.

Para garantir o sucesso de uma ação, é fundamental levar em consideração o momento do contato com o consumidor. Se for abordado no momento certo, ele certamente se lembrará da marca ou produto, de forma positiva, quando estiver diante dele em uma loja.

Um case interessante é o do lançamento do BlackBerry Nextel para executivos. Um carro de luxo, modelo PT Cruiser, com motorista exclusivo à disposição durante um dia inteiro. E o principal: um BlackBerry Curve para falar à vontade, acessar e-mails, internet e arquivos, assistir a vídeos e até encontrar caminhos pelo GPS. O objetivo da ação era permitir aos clientes conferir na prática os recursos e benefícios que o smartphone e os serviços oferecidos pela Nextel poderiam proporcionar.

 Divulgação
O objetivo da ação era permitir aos
clientes conferir na prática os recursos
que o smartphone e os serviços
oferecidos pela Nextel poderiam
proporcionar 

Para que o momento chave da relação empresa/consumidor aconteça corretamente, dois fatores devem ser muito bem avaliados: a mensagem e o local onde será realizada a ação promocional. É preciso acompanhar os consumidores, estar sempre próximo e surpreendê-los a cada contato, mas sem atravessá-los.

Uma ação de marketing promocional deve ser planejada para acontecer em lugares estratégicos nos quais o consumidor esteja parado, esperando ou passeando calmamente. Desta forma, além de não o interromper, a abordagem ainda vai distraí-lo. Por exemplo, locais com grande quantidade de pessoas esperando, como os saguões de embarque de aeroportos, salões de cabeleireiro ou mesmo o bar de espera de restaurantes são apropriados.

Uma ação promocional das Torradas Bauducco, por exemplo, associou o produto a um momento ideal para o consumo: a hora do café da manhã. Desta forma, reforçou a lembrança e o relacionamento do consumidor com a marca. O foco da ação foram os passageiros de fretados em São Paulo, que encontraram amostras das torradas e do cream cheese Polenguinho nos seus bancos antes da saída dos veículos.

 Divulgação
A ação reforçou a lembrança e o relacionamento do consumidor
com a marca 

O mercado vem tomando consciência de que o marketing promocional busca estabelecer conexão contínua e duradoura entre as marcas e o público. As ações promocionais evoluíram e as marcas que souberem respeitar os consumidores, envolvê-los e surpreendê-los no momento certo podem obter excelentes resultados.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.


Fonte: www.administradores.com.br/informe-se/marketing/ 

Assine a Revista Administradores: www.administradores.com.br.revista