terça-feira, 31 de maio de 2011

Sete segredos infalíveis para sobreviver no mercado

Do atendimento ao planejamento completo. Quando a empresa não vai bem, lembre-se, é hora de oxigenar o negócio.

Por Fábio Bandeira de Mello

Fonte: http://www.google.com.br/imghp
Recentemente acompanhei o relato de um jovem empresário que estava com dificuldades em seu negócio. A empresa dele – que é de serviços – foi herdada do pai, está bastante tempo no mercado, mas encontra-se com um problema grave: faltam clientes.

Os prejuízos começavam a acumular, os salários dos empregados estavam atrasados e tudo estava desandando. O empresário estava desesperado e com medo de falir pelo fato de não saber o que fazer para voltar a antiga demanda de serviços e a boa clientela, comum no passado.

Mas, o que está faltando para o negócio voltar a ter clientes? Como fazer para alavancar ou retornar as vendas do negócio? Qual era o grande problema?

O que o empresário citado acima demorou para reparar foi que as táticas de vendas utilizadas por ele – que eram as mesmas utilizadas no tempo que seu pai era o dono – já não funcionavam tão bem. A entrada de novos concorrentes na cidade fez com que o mercado ficasse mais disputado e a necessidade de algumas mudanças e ajustes fossem realizados.

Essa necessidade do empresário é comum entre muitos outros empreendedores que passam por períodos de dificuldades em seus negócios. Como forma de colaborar nesse momento, relato sete dicas que podem fazer a diferença e oxigenar os empreendimentos nas horas difíceis.

1 - Atendimento. Tenha em mente que clientes felizes com o serviço indicam sua empresa para outros amigos. Converse com toda a equipe. Sejam educados no contato com os consumidores, eficientes na atuação e sem atrasos. Lembre-se de repassar sempre um cartão com telefone e endereço para os serviços que realizarem.

2 - A primeira impressão fica. A fachada da sua loja está ruim e acabada? Então mude, pinte e a faça estar bonita e atrativa. Afinal, como alguém pode esperar um serviço de qualidade de uma empresa, se ela própria não tem cuidado e manutenção em suas instalações?

3 - Invista no Marketing. Como? Primeiramente, explore o que sua empresa tem de mais marcante. Ela está muito tempo no mercado? Então enfoque na confiança e credibilidade. Seus preços são mais baixos ou de uma melhor qualidade? Destaque essas informações aos seus consumidores. Aproveite também a internet para expor seus produtos e os meios de comunicação para fazer isso na cidade. Panfletos, outdoor, propaganda no jornal, rádio e TV podem auxiliar nessa caminhada. Lembre-se que a divulgação de seu serviço deve ser um exercício contínuo e frequente.

4 - BBB. A máxima do "bom, bonito e barato" continua em pauta. Empresas que oferecem um serviço de qualidade e com preços atrativos estão um passo a frente da concorrência. Faça uma pesquisa de mercado e verifique se o seu serviço ou produto está compatível com que a concorrência oferece.

5 - Prepare-se para os meses de pouca venda. É normal que pequenas empresas oscilem entre o positivo e negativo, por isso fazer uma análise na sua administração financeira regularmente é importante. Lembre-se que você deve ter uma reserva de caixa já prevendo meses de baixa procura.

6 - Avalie seu estoque. Muitas vezes o empresário investe bastante dinheiro em estoque e ele leva muito tempo para girar (vender, receber e comprar de novo). Esse acúmulo pode se tornar um problema com a perca de materiais pelo tempo ou por estragarem. Isso implica em gasto desnecessário de dinheiro que poderia estar investido em outro lugar e trazendo mais retorno.

7 - Conheça bem a sua empresa. Esse é o passo mais importante. Você precisa estar por dentro de todos os processos do seu negócio. Financeiro, administrativo, clientela, divulgação e tudo mais. A partir desse domínio, você dará seus passos com mais segurança!

Até breve!

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