sábado, 3 de outubro de 2015

Comentários sobre o Teste ANPAD de Setembro/2015

“A oportunidade é uma deusa desdenhosa, pois não perde tempo com os despreparados.” [George S. Clason] 


Comentários sobre as provas de 
Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo
 
Já fazia algum tempo que o Teste ANPAD vinha trazendo questões extremamente longas, que consumiam do candidato um tempo muito superior ao tempo médio por questão, que é de 2 minutos e 49 segundos (sem contar o tempo necessário para a marcação da grade de respostas). Assim, em vez de avaliar a capacidade cognitiva do candidato, a prova havia se tornado um teste de habilidade e paciência para fazer intermináveis cálculos (no caso do Raciocínio Quantitativo), ou ser forçado a analisar um número imenso de premissas, até chegar a uma conclusão (Raciocínio Lógico).

Além disto, quando não havia questões fora do programa, havia questões fora do propósito da prova. Uma questão fora do propósito da prova é aquela que, embora o tópico cobrado esteja enquadrado no programa sugerido, o nível de conhecimento do assunto extrapola aquele que o candidato precisa, de fato, apresentar. Seria algo como colocar no Teste ANPAD uma questão boa para selecionar um engenheiro para trabalhar na NASA...

Como todos sabemos, o Teste ANPAD se destina à seleção de candidatos para cursar Mestrado ou Doutorado em Administração de Empresas.

Ora, de nenhum Administrador pode ser exigido um conhecimento profundo de matemática, visto que, para essa categoria profissional, a matemática não passa de mera ferramenta de trabalho.

Esta (setembro/2015) foi a prova mais bem elaborada dos últimos cinco anos do Teste ANPAD. Ela privilegiou amplamente o candidato bem preparado e deve ter dificultado bastante a vida daqueles que estavam mal preparados.

É assim que toda prova de concurso público ou do Teste ANPAD deve ser:
  • Um “prêmio” aos que se esforçaram e se preocuparam com uma boa preparação; e 
  • Um martírio para quem acha que um teste de seleção pode ser encarado como brincadeira... 
Parabéns a todos aqueles que têm responsabilidade consigo mesmos e encaram o seu futuro com seriedade, buscando o preparo adequado.

O Instituto Integral estará sempre ao lado de vocês!

Abraços e Sucesso.
Prof. Milton Araújo.

Veja também

Prepare-se para o próximo Teste ANPAD:

Baixe as provas de Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo do Teste ANPAD de Setembro de 2015 100% resolvidas: