quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google+ não é uma rede social, diz a empresa

"Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis", afirma o Google.

AdNews

Muito se falou na última terça-feira (28) sobre a novidade do Google na área de mídias sociais. Com a promessa feita pela companhia no começo do ano de investir nessa área, esperava-se mesmo que algo grande fosse lançado em breve – mais especificamente, todos esperavam um novo Orkut, um matador de Facebook.

O Google+, porém, não é um substituto à maior rede social do país, de acordo com a empresa: "Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis", afirma o Google no post de lançamento do novo empreendimento.

A companhia sequer considera o Google+ uma rede social – apesar de reunir todos os elementos que fazem do Facebook e do Orkut redes sociais, o diretor de Comunicação do Google no Brasil, Felix Ximenes, concedeu entrevista a Cristina De Luca, do IDGNow!, na qual explica: "Estamos levando um componente social para todos os produtos do Google. O maior cuidado que estamos tomando é evitar que as pessoas comparem com algo que já conhecem. Porque é diferente."

O diferencial aqui, destaca Cristina, é o fato de que a nova revolução do Google não chega a ser considerada totalmente um site, mas sim um agregador de conteúdo. Vai reunir todo o interesse dos usuários em um único lugar: é o Google Profiles melhorado. Prova disso é a afirmação de Ximenes de que "o botão +1 é a ponta do iceberg desta estratégia".

"É, sem dúvida, o Google usando tudo o que aprendeu com as desastrosas tentativas anteriores de ingressas nas redes sociais para turbinar seu principal negócio: a propaganda associada às buscas", opina a colunista, que acrescenta a isso o fato de ter recebido um e-mail da companhia destinado a clientes do AdWords na qual o Google comunica que os resultados de pesquisas e anúncios incluirão o botão 1+ - que ajudará a espalhar o conteúdo.

"Pense no botão '+1' como uma forma de as pessoas recomendarem seu produto ou serviço a todos os amigos e contatos", diz o Google. "Ao ajudar as pessoas a visualizar anúncios mais relevantes e recomendados de uma forma mais pessoal, acreditamos que você receberá um tráfego mais qualificado."



Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo