segunda-feira, 27 de junho de 2011

Workshop discute capacitação dos professores no Brasil

Currículos dos cursos de pedagogia e licenciaturas, em geral, praticamente ignoram o movimento digital e não trazem luz a esse novo universo.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Se a mudança estrutural que o Brasil precisa passa pela educação, pode-se afirmar que perpassa, também o preparo profissional dos professores. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dentre o total de 1,9 milhão de professores brasileiros, 32,1% trabalham sem formação de nível superior. A meta do Plano Nacional de Formação de Professores é reduzir esse percentual para zero até 2020.

Para Letícia Bechara, coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios, esse panorama vem sofrendo modificações, especialmente no que diz respeito aos meios de comunicação, que têm alterado o comportamento de alunos e professores dentro da sala de aula, consequência natural do mundo digital em que nasceram. "Os nativos digitais dominam a tecnologia de maneira muito mais natural do que os imigrantes, professores nessa relação."

Do ponto de vista da formação, de acordo com Leticia, os currículos dos cursos de pedagogia e licenciaturas, em geral, praticamente ignoram o movimento digital e não trazem luz a esse novo universo, minimizando a importância de incluírem disciplinas voltadas para essa comunicação digital. "Sendo assim, faz-se necessário criar políticas de inclusão digital, a partir dos professores e não apenas equipar escolas com computadores e acesso à internet."

Serviço: 3º Workshop Trevisan de Desenvolvimento e Aprendizagem
Data/horário: 27 de julho, das 8h30 às 16h30min
Local: sede da faculdade (rua Bela Cintra, 934 – Cerqueira César)

Mais informações pelo portal www.trevisan.edu.br.

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