quinta-feira, 28 de julho de 2011

Construção civil e TI são áreas promissoras em Recife

Estudo do Sebrae feito pela FGV aponta 593 oportunidades de negócios na capital pernambucana.

Por Regina Xeyla , Agência Sebrae

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Construção civil, tecnologia da informação, comércio varejista e produção associada ao turismo são as quatro cadeias produtivas que mais vão gerar oportunidades de negócios com a Copa do Mundo de 2014 em Recife. A informação consta no estudo Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, divulgado nesta terça-feira (26), na sede do Sebrae em Pernambuco, no Recife.

O estudo tem como base um levantamento nacional, no qual foram identificados noves setores que irão promover mais de 900 oportunidades para o segmento das pequenas empresas nas 12 cidades-sede do evento esportivo.

Em Recife, são 593 oportunidades, distribuídas nas cadeias produtivas de oito setores: construção civil (128) tecnologia da informação (80), têxtil e vestuário (50), turismo (76), produção associada ao turismo (83), comércio varejista (79), agronegócios (55) e serviços (42).

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o grande diferencial do estado é sua atuação no setor de tecnologia da informação, como o Porto Digital. Segundo ele, a instituição quer comemorar em 2014 não só o Brasil como vencedor da Copa, mas também o aumento da participação das micro e pequenas empresas (MPE) no Produto Interno Bruto (PIB), que hoje é de 20%. "Esse crescimento pode atingir de 25% a 30% do PIB. Temos condições de chegar a esses números. Será o grande legado. A participação das MPE na geração de emprego também pode crescer dos atuais 53% para 60%", ressaltou.

Barretto afirmou que o Sebrae será um grande incentivador do processo de interação entre as MPE, as oportunidades identificadas, o governo e a sociedade civil organizada. Segundo ele, a instituição já tem articulado com a Odebrecht, responsável pela construção da Cidade da Copa, no município de São Lourenço da Mata, a 19 km de Recife, uma maneira de incluir as pequenas empresas como fornecedoras de produtos e serviços. Situação como esta ocorre na parceria que a instituição mantém há cinco anos com a Petrobras.

Compras governamentais
Para possibilitar esse ambiente de oportunidades, Luiz Barretto ressaltou que é preciso melhorar o ambiente legal, como as compras governamentais. "O Sebrae fará um trabalho contínuo de capacitação das micro e pequenas empresas até 2014. Para isso, serão investidos R$ 80 milhões. Elas não podem ficar fora dessa janela de oportunidades", observou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Pernambuco, Pio Guerra, afirmou que o trabalho representa um marco para as ações que a instituição vai desenvolver nos próximos anos. "Com esse lançamento, daremos início à nossa caminhada. Trata-se de um projeto que potencializa a dinâmica econômica de Pernambuco por meio das oportunidades identificadas para o estado", disse.

Recife é a quinta das 12 cidades-sede a receber o evento, que tem como objetivo motivar os empresários a se prepararem de forma planejada para aproveitarem as chances de crescimento e consolidação trazidas pelo mundial. A série de encontros já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá e Natal.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo