terça-feira, 26 de julho de 2011

Entrega do Selo de Qualidade para Hotéis ocorrerá amanhã, 27

Este ano, 42 empresas participaram do processo de consultoria. Objetivo é valorizar empreendimentos que investem em qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Por Bruno Leonel, Agência Sebrae

A décima primeira edição do "Selo de Qualidade em Serviços para Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes e Similares" será realizada no dia 27 de julho, no Sonia Lima Loft, às 19h30. Este ano, 42 empresas participam do processo de consultoria, sendo 20 hotéis e 22 restaurantes. O objetivo é avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, proporcionando aos empreendimentos uma vantagem competitiva no mercado.

Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, o empreendimento que participa do projeto tem o compromisso de melhorar a qualificação dos seus funcionários, manter instalações físicas e equipamentos em perfeito estado de funcionamento e limpeza, além de adotar normas de higiene e segurança alimentar. "O foco é atingir a excelência no atendimento ao cliente", destaca Lauro.

Processo de avaliação
O consultor faz uma visita técnica, na seqüência os empreendimentos recebem relatório com os itens de que precisam ser trabalhados. Cada empreendimento, depois que recebe o diagnóstico, tem um mês para fazer os ajustes necessários. Depois, o consultor retorna como cliente oculto e faz uma reavaliação da empresa para validar as modificações.

São utilizados instrumentos de pesquisa (checklist), que possuem pesos diferentes referente aos itens. Os que têm maior relação com a segurança alimentar e procedimentos (cozinha), atendimento (restaurante), e governança (hotel), além de treinamentos, receberam maior peso. A atribuição de pesos diferentes seguiu a metodologia GUT (gravidade, urgência, tendência).

A avaliação final é feita pelo comitê gestor com base nos relatórios dos consultores. Os estabelecimentos que fizerem seus reajustes e tiverem seus relatórios aprovados pelo comitê, recebem o Selo. O comitê gestor é formado por técnicos do governo do estado e Sebrae, com participação e voto das entidades que compõem o trade turístico em Sergipe, formado pela Abav/SE, Abeoc/SE, Abih/SE, Abrajet/SE, Abrasel/SE, Funcaju, Senac, Senai, Senar, Singtur e Sindetur.

Homenagens
Para conquistar o Selo de Qualidade a empresa passa por rigoroso processo de avaliação e monitoramento. Os empreendimentos que se destacam nas suas respectivas categorias (alimentação ou hospedagem), obtendo as maiores médias de aprovação são homenageados com troféu destaque (bronze, prata e ouro). "Nesse processo de aprendizado e de conquista, os administradores percebem que o processo de avaliação do Selo acaba funcionando também como um instrumento de gestão, onde a meta é a melhoria contínua", explica Lauro Vasconcelos.

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