sábado, 30 de julho de 2011

Internet agiliza abertura de empresas no Rio

A partir da próxima segunda-feira (1º), capital do estado passa a fazer parte do Registro Integrado, que permite formalização via web.

Agência Sebrae

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Abrir empresa na cidade do Rio de Janeiro vai ficar mais fácil. A Junta Comercial do Estado (Jucerja) e a Prefeitura do Rio assinaram convênio para a implantação do Registro Integrado (Regin) no município, novo sistema que simplifica o processo de abertura de empresas no estado pela internet. O sistema começa a funcionar na capital na próxima segunda-feira (1º).

A expectativa é que o cidadão possa abrir sua empresa em poucos dias, se toda a documentação estiver correta, já que diversos órgãos estarão interligados, como a Jucerja, Receita Federal, Secretaria estadual de Fazenda e prefeituras.

Com relação ao município do Rio de Janeiro, há duas novidades em trâmite. A primeira é que o processo começa no site da prefeitura, por meio do Alvará Já, com o fornecimento da licença para o funcionamento da empresa. Depois, o empreendedor é direcionado ao site da Jucerja e continua o processo pelo Regin. A outra novidade é a entrada do Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) da cidade do Rio de Janeiro no Regin, também a partir de 1º de agosto, permitindo agilidade e desburocratização no processo de legalização de empresas prestadoras de serviços.

Expectativa
A implantação do Regin vem sendo progressiva no estado. O sistema já existe, em pleno funcionamento, em 22 municípios. Já foram abertas 576 empresas pela internet desde o início do mês, quando passou a ser obrigatório o uso do Regin. A expectativa é de o número de novos negócios dar um salto a partir da entrada da capital no sistema, com a proximidade de grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro.

No ano passado, o Sebrae no Rio de Janeiro assinou convênio com o Governo do Estado, por meio da Jucerja, para estimular a adesão das prefeituras ao sistema. Este mesmo sistema já existe em Santa Catarina e no Espírito Santo. No Rio, o Sebrae está inserindo no Regin ferramentas de apoio de gestão àqueles que abrem um negócio.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo