domingo, 24 de julho de 2011

Globo recebe 30 milhões por evento da Fifa

O preço foi negociado pela Geo e autoridades públicas. De acordo com as Organizações Globo, com base "em negociações e custos de mercado".

Adnews


O sorteio preliminar das eliminatórias da Copa de 2014, o "Preliminary Draw", será organizada pela Geo Eventos, empresa das Organizações Globo e do Grupo RBS, mas quem vai bancar é o poder público. O governo estadual e a prefeitura do Rio de Janeiro vão investir R$ 30 milhões para a realização do evento. Desta forma, a Fifa, responsável pela festa, fica livre de qualquer gasto.

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 contratou a empresa com exclusividade para produção e captação de anúncios para a cerimônia. O sorteio será transmitido ao vivo para mais de 200 países e acontece dia 30, às 15h, na Marina da Glória (Rio de Janeiro). A partir desta terça-feira, 26, a Fifa vai promover atividades de preparação do evento.

A prefeitura carioca e o governo do estado foram os únicos que a Geo Eventos, vencedora da disputa da COL, encontrou para patrocinar. Cada contrato, assinado por cada um, tem o valor de R$ 15 milhões.

O preço foi negociado pela Geo e autoridades públicas. De acordo com as Organizações Globo, com base "em negociações e custos de mercado".

A Fifa e o governo do Rio não se pronunciaram sobre o assunto. De acordo com a prefeitura municipal, em nota, o patrocínio é justificável, pois "o sorteio das eliminatórias é o primeiro grande acontecimento da Copa do Mundo de 2014, com uma semana de eventos e a presença de cerca de 600 jornalistas de todo o mundo. Como o sorteio será transmitido pela mídia internacional, haverá maciça divulgação da cidade, atraindo mais turistas e investimentos".

A Geo Eventos alega que o evento terá a "marca Rio de Janeiro" no cenário da festa, "além de receber na cidade um evento com visibilidade mundial".

Os 17 patrocinadores oficiais da Copa do Mundo pagam até R$ 150 milhões por ano para a Fifa. Por isso, podem usar cerimônias do evento para o marketing. Mas dependem de autorização da Fifa, inclusive, para isso.

Com informações de Vinícius Segalla para o UOL.



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