quarta-feira, 27 de julho de 2011

Presença de bancos em redes sociais ainda é tímida, aponta levantamento

Santander é o que registra maior presença.

Por Redação, www.administradores.com.br

Atualmente, 23% dos clientes de bancos no Brasil utilizam a internet para operações financeiras. O percentual coloca a rede em segundo lugar entre os meios mais utilizados para esse fim, ficando atrás apenas dos caixas eletrônicos. Nas redes sociais, entretanto, a presença das marcas de instituições financeira ainda é tímida, aponta um levantamento da Miti Inteligência.

Entre os dias 15 e 27 de julho, a Miti monitorou as menções aos cinco bancos com atuação no Brasil mais presentes na web. No total das redes sociais, o Santander foi o mais citado, com mais de 50% das menções. No Twitter, Facebook e LinkedIn, o banco conta com mais de 26.700 seguidores, 11.300 fãs e 25.500 contatos, respectivamente. "As empresas que investem na web e integram suas campanhas online e offline conseguem resultados bem mais positivos. Isso acontece com o Santander, mas também com empresas de qualquer segmento que gerem identificação com os usuários", comenta Elizangela.

O segundo banco mais citado no período foi o Bradesco (16% das interações), seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12% do total de comentários cada. A Caixa Econômica não atingiu 2% de todas as interações capturadas, entretanto, é o segundo banco com maior número de membros em sua comunidade no Orkut, rede social com grande participação da classe C. São mais de 28 mil membros, atrás apenas do Banco do Brasil, com 29 mil membros.

Esses dados mostram que as mídias sociais são uma grande área ainda a ser explorada pelos bancos, que já são fortes investidores em publicidade na web, mas ainda tímidos na atuação em mídias sociais. "São empresas grandiosas, com uma atuação pouco expressiva nos canais sociais, que hoje figuram centros de grandes oportunidades em relacionamentos com os clientes. Apesar de a busca pelo relacionamento já ser uma política adotada pela maioria dos bancos, eles ainda não encontraram o melhor caminho para colocar isso em prática nas redes online. Companhias de outros segmentos já atuam de forma mais ativa e abrangente, beneficiando-se da proximidade construída com o usuário nesses canais", observa Elizangela.

O Banco do Brasil, por exemplo, é o maior banco brasileiro, com ativo de quase R$ 700 bilhões, mas que reúne pouco mais de 60 mil usuários nos seus canais oficiais no Facebook, Twitter e Orkut. Isso representa menos de um terço dos fãs que a companhia aérea Azul, por exemplo, tem apenas no Facebook.

Foram capturadas quase 50 mil interações com as palavras-chave Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, no Twitter, Facebook, Youtube, fóruns, blogs e o site Reclame Aqui.

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