domingo, 3 de março de 2013

Mister M

Conheça todos os truques, pegadinhas e armadilhas dos examinadores de Concursos Públicos.

Mr. M
Val Valentino (Los Angeles, 14 de junho de 1956), também conhecido por Mister M, é um ilusionista e ator norte-americano, que costuma revelar os segredos dos truques de ilusionismo.

No Brasil, ele ficou conhecido através de um quadro em um programa dominical (1999), onde, oculto por uma máscara e mantendo secreta sua identidade, revelou os segredos de vários truques de mágica. O apresentador do programa o chamava de "O mago de todos os sortilégios".

A brincadeira rendeu vários processos judiciais de outros mágicos à emissora que levou o quadro ao ar.

O que isto tem a ver com um simples professor de Matemática e Raciocínio Lógico? A resposta será dada na sequência. Por ora, preciso me apresentar.


Prof. Milton Araújo
Sou professor de Matemática desde os 14 anos (1974), quando, a pedido de uma professora, comecei a auxiliar colegas com dificuldades na matéria. Após concluir o nível médio (antigo 2º grau), aos 17 anos, passei a dar aulas particulares e nunca mais parei. Cursei as faculdades de Matemática em Brasília, mas não concluí, e Engenharia Elétrica na UFRGS, onde também fiz Mestrado em Sistemas de Informação.

Fui professor na UFRGS, na FGV, na UNIFIN e na ESADE (atual FADERGS).

Sou examinador de Concursos Públicos nas organizadoras FAURGS, FDRH e FUNDATEC. Já elaborei mais de 1.000 questões de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística para diversos concursos.

Fui professor de cursos preparatórios para concursos públicos até 2001. No mesmo ano assumi a coordenação do Instituto Integral, concentrando as atividades na preparação de candidatos para o Teste ANPAD.

Para quem tiver curiosidade, seguem os links para minha minha Dissertação e meu Currículo Lattes:

http://is.gd/Dissertacao_Milton

http://is.gd/Lattes_Milton


A Proposta
Com o lançamento do meu primeiro livro sobre Raciocínio Lógico, decidi oferecer aos meus leitores um serviço exclusivo para o atendimento das dúvidas que tiverem durante seus estudos.

Entretanto, por uma limitação de tempo, e por trabalhar sozinho nessa tarefa, só poderei oferecer o serviço para apenas 100 leitores, a fim de prestar-lhes um atendimento com a mesma qualidade que coloquei no livro.

Por sugestão de um ex-aluno, decidi popularizar todos os arquivos com as respostas às dúvidas. Em outras palavras: qualquer pessoa terá acesso aos arquivos, mesmo que não tenha adquirido os livros ou feito o curso preparatório. Mas é preciso deixar claro que o atendimento continuará sendo direcionado exclusivamente aos 100 integrantes da lista principal.

O grupo não se destina apenas a inserir nomes em uma lista. Não se trata de um talismã da sorte, em que basta o candidato estar inscrito no grupo para conseguir alcançar a aprovação. Somente aqueles que estiverem seriamente comprometidos com o sucesso poderão permanecer na lista. Quem quiser mágica, que vá procurar em outro lugar!

Como disse Goethe: "Apenas no momento em que nos comprometemos é que a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém, em si mesma, o poder, o gênio e a magia."

(Você conhece algum outro livro que dá ao leitor acesso direto ao autor para esclarecimento de dúvidas? Em caso positivo, por favor, informe-nos!)


Mister M
Você já deve estar se perguntando: "O que o Mister M tem a ver com essa proposta?"

Nesse grupo, pretendo revelar todos os truques dos examinadores de Concursos Públicos; suas pegadinhas, artimanhas e armadilhas, inclusive as minhas próprias (aprendi várias com os outros colegas). Em outras palavras, farei com meus colegas examinadores o mesmo que Mister M fez com os outros mágicos...

O leitor saberá, em detalhes, como são elaboradas as questões dos concursos. Aprenderá que existem "questões-tipo" que aparecem em centenas de concursos, mantendo-se a estrutura básica e modificando-se apenas a "roupagem" das questões, para que pareçam inéditas...

Haverá um arsenal de dicas, macetes, atalhos e truques, inclusive  para chutes certeiros, mesmo que o candidato tenha pouca ou nenhuma ideia do que trata a questão. É assim que nossos alunos conseguem, frequentemente, gabaritar provas. Não é por acaso que nosso curso preparatório para o Teste ANPAD registra índice de aprovação acima de 75%.

Que fique bem claro que o grupo não é para privilegiar candidatos que não querem estudar. Você só conseguirá identificar uma pegadinha ou uma armadilha se estiver familiarizado com o assunto abordado na questão, e, para isto, precisa estudar muito...


Para finalizar
Deixo para reflexão um pensamento de A. J. Cronin: "A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída. Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós. Não talvez aquela sobre a qual nós mesmo nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós."

Abraços e Sucesso a todos!
Prof. Milton Araújo.

www.institutointegralead.com.br

Link para o livro: Raciocínio Lógico

Talvez você goste de Quero ser grande


Siga-me no Twitter: @Milton_A_Araujo
Adicione-me no Facebook: http://www.facebook.com/milton.araujo