quarta-feira, 26 de julho de 2017

LRG - O primeiro e único jogo para estudar e aprender Lógica

"O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." [Albert Einstein]*
"Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você." [Steve Beckman]


Foto 1: reprodução

Prezados,

Tudo bem?

É com satisfação que apresento, ainda na versão beta, nosso LRG (Logical Reasoning Game), ou "Jogo do Raciocínio Lógico" que já chega com a promessa de ajudá-lo a "dominar" a Lógica de uma vez por todas.

O jogo consiste na repetição de questões pré-selecionadas, usando metodologia semelhante ao Método Kumon e da Curva do Esquecimento de Ebbinghauss (revisões espaçadas e reforço positivo). Utilizei parte dessas técnicas para superar uma das cadeiras mais difíceis da faculdade.

Outras técnicas de superaprendizagem também são utilizadas no jogo, tais como Flash Cards, Mapas Mentais, Jornadas, Controle Mental, Meditação, Alimentação, Descanso e várias outras, que fazem com que o seu rendimento final seja multiplicado por até 20, isto é, você conseguirá aprender em apenas uma hora o que antes demorava 20 horas para aprender. E o melhor de tudo: com 100% de retenção, ad infinitum.

Estamos testando o jogo entre os alunos do curso presencial, e os resultados já se mostram bastante promissores. Por enquanto, não é possível testar o jogo com quem não é nosso aluno, pois as técnicas utilizadas e as nossas "dicas" só estão disponíveis para quem assiste às nossas aulas nos cursos presencial e online.

Foto 2: reprodução

Planejamento Estratégico

Você precisa ter um plano para atingir sua meta. Na verdade, seria prudente ter também um plano B, para contingências.

Com relação ao Teste ANPAD, já há provas suficientes de que a estratégia adotada pela maioria dos candidatos simplesmente não funciona. Veja aqui um dos pontos em que o procedimento adotado falha miseravelmente.

Quase 100% dos candidatos acredita que é suficiente ter em mãos os conteúdos dos programas das provas. Pense apenas no seguinte: se tudo se resolvesse apenas com o conteúdo, não haveria cursos preparatórios. Nem sequer haveria necessidade de se comprar os livros contidos no Referencial Bibliográfico. Bastaria dar um passeio pelo Google e, com muita paciência, ir garimpando todos os tópicos do programa da prova. Depois é só conseguir um tempo para estudar tudo.

Abandonamos, há muito tempo, a estratégia adotada pela massa de conteudistas...

Para nós, do Instituto Integral, o Teste ANPAD é um jogo estratégico e dele só sairá vencedor o candidato que adotar as melhores táticas.

Dentro de nossas salas de aulas (e apenas dentro de nossas salas de aulas - tanto no modo presencial, quanto no modo online), os estudantes recebem um arsenal de dicas, macetes, atalhos e truques. Os estudantes descobrem o que estudar e o que não estudar, além de descobrirem qual é a melhor forma de estudar os conteúdos selecionados. Usamos as mais modernas técnicas de superaprendizagem, que foram cuidadosamente adaptadas ao estudo da Lógica Formal e da Matemática.

Você não precisa ser um engenheiro para superar os gargalos (RL e RQ) da prova. Dos seis alunos do Instituto Integral que cravaram 600 pontos no Teste, nenhum é engenheiro. Isso faz todo o sentido: enquanto o engenheiro só pode contar com o RQ para se diferenciar, você tem as outras 4 matérias do Teste a seu favor. No último Teste ANPAD (junho/2017) uma aluna do Instituto Integral acertou 7 questões em RQ e alcançou mais de 450 pontos nessa prova. Ressalte-se que este foi o maior escore, dentre as cinco provas, atingido pela candidata nessa edição. Segundo ela mesma declarou: "Matemática nunca foi o meu forte!"

Foto 3: reprodução

Algumas Regras do Jogo

1. O jogo só estará acessível a quem já fez o curso de Raciocínio Lógico Formal inteiro, preferencialmente no Instituto Integral, pois já estará munido do nosso "arsenal";

2. Inicie o jogo após ter estudado TODO o conteúdo de Raciocínio Lógico (estude o conteúdo com o auxílio do Cronograma proposto na planilha "Cronograma RL";

3. Pegue as 3 últimas edições do Teste ANPAD.

4. Se possível, leia (apenas leia!) todas as questões de RL na véspera do início do exercício (sempre à noite, um pouco antes de dormir). O início do exercício está na data marcada como "Start" do cronograma (vide planilha ANPAD-LRG);

5. Escolha de 7 a 8 questões de RL de cada prova. Você resolverá apenas essas na prova. Informe a quantidade de questões escolhidas na coluna "Escolhi";

6. Anote a hora do início do exercício e "esqueça" do relógio durante o exercício;

7. Quando terminar de resolver as questões escolhidas, anote o tempo decorrido (em minutos) na coluna "Tempo (min)";

8. Na coluna "Resolvi" informe quantas das questões escolhidas você conseguiu resolver/responder;

9. Na coluna "Chutei" informe quantas questões você chutou. Chute todas as questões na mesma alternativa;

10. Na coluna "Espiadas" informe quantas vezes você espiou as resoluções (que você terá a disposição em arquivo, ou no seu caderno ou numa vídeo-aula).  NUNCA "ESPIE" A SOLUÇÃO INTEIRA da questão, mas apenas o ponto em que "travou";

11. No final do exercício, confira o gabarito e informe quantas questões você acertou na coluna "Acertei".

12. Você repetirá o mesmo exercício, com as mesmas questões mais 4 vezes, até que consiga resolver as questões sem "espiar" alguma parte da solução e com um tempo inferior a 48 minutos (esse é o tempo médio que você tem para responder cada prova do Teste ANPAD);

13. O ideal é você repetir o exercício até que o seu "Escore-b" esteja bem acima de 400 pontos. Seguindo nossas recomendações, sua vaga estará garantida. O que nós queremos é que você consiga, além da vaga, uma BOLSA;

14. Procure seguir rigorosamente a seriação proposta. Não arrume "desculpas" para não fazer o exercício e nem faça alguma revisão de forma "atropelada". Resolva as questões de modo completo, todas as vezes e com muita calma. Lembre-se de que você terá tempo de sobra para responder as questões escolhidas.

ADVERTÊNCIA: o uso deste jogo traz, como efeito colateral, uma melhoria considerável ao seu resultado no Teste ANPAD.

Você correrá sério risco de conseguir uma bolsa de estudos, caso o pratique regularmente...

Então, USE-O SEM MODERAÇÃO!


Se você tiver interesse em acessar as planilhas do LRG, eis o link:  http://bit.ly/ANPAD-LRG, mas lembre-se de que as técnicas de superaprendizagem utilizadas no jogo só estão disponíveis para alunos matriculados em nossos cursos (presencial ou online).

Importante: As planilhas não funcionam em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Foto 4: reprodução
Abraços e sucesso!
Prof. Milton Araújo.

Informações sobre o curso presencial: http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-presencial
Informações sobre o curso online:  http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-online


(*) Albert Einstein morou, em parte de sua infância, no norte da Itália, depois que o negócio de seu pai (uma empresa de engenharia elétrica) decretou falência, em 1895. Ao que tudo indica, Einstein (avesso às linguagens), não consultou o dicionário de italiano antes de cunhar a frase do topo desta postagem... Em italiano, "trabalho" é "lavoro" e "sucesso" é "successo".