segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Teste ANPAD - Acadêmico ou Profissional? Perguntas e Respostas



NOVO Teste ANPAD - para onde vamos?

1. Qual é a diferença nas orientações Acadêmica e Profissional?
Resp.: (1) a orientação Acadêmica está voltada para a docência e para a pesquisa acadêmica; (2) a orientação Profissional está voltada para o mercado.
Há rumores de que o MEC finalmente fechará a questão a respeito da docência nas IFES e também nas IES.
Em cinco anos, não mais haverá professores exercendo a docência em instituições de ensino superior sem titulação de Mestrado ou Doutorado 'Acadêmicos'.

2. Eu pretendo cursar o PROFIAP. Trata-se de um Mestrado profissional em Administração Pública. Os Editais anteriores (até 2019) solicitam o Teste ANPAD, porém não fazem distinção entre Acadêmico ou Profissional. Que orientação devo seguir?
Resp.: Procure imediatamente a secretaria do PROFIAP para saber em qual orientação você deverá prestar o Teste ANPAD. Os Editais não poderiam fazer a distinção entre Acadêmico ou Profissional porque essa determinação foi divulgada pela ANPAD recentemente.
Caso o PROFIAP aceite qualquer uma das orientações, recomenda-se que o candidato opte pela Acadêmica, que lhe permitirá exercer também a docência em instituições de ensino superior, tanto federais, quanto particulares (IFES ou IES).

3. Quem já é professor e tem apenas Especialização ou Mestrado profissional será demitido, caso não tenha cursado Mestrado ou Doutorado Acadêmico nos próximos 5 anos?
Resp.: Quem tem apenas Especialização precisará cursar Mestrado ou Doutorado com orientação Acadêmica. Quem já tem Mestrado Profissional, só precisará realizar um "upgrade".

Alerto que algumas informações não são oficiais. Trata-se de simples "rumores". Mas lembrem-se de que os rumores a respeito das mudanças no Teste ANPAD já ocorriam desde o começo do segundo semestre do ano passado e tudo se confirmou...
Aconselha-se aos interessados que providenciem desde já um "upgrade" em sua vida acadêmica.

Por gentileza, avisem seus colegas e amigos.

Abraços e sucesso a todos!
Prof. Milton Araújo.

Links úteis:
1. Teste ANPAD: https://testeanpad.org.br/
2. PROFIAP: http://www.profiap.org.br/profiap
3. Preparatório PRESENCIAL: http://profmilton.blogspot.com/2019/10/preparatorio-anpad-presencial-primeira.html
4. Preparatório ONLINE: https://go.hotmart.com/D5803160A
5. Nominata dos professores do Instituto Integral: http://bit.ly/Nominata_Profs