terça-feira, 8 de janeiro de 2019

MENTORIA Online - Raciocínio Lógico e Matemática

"O fracasso é o pai do sucesso." [provérbio tibetano]


Prezados,

Tudo bem?

O Roteiro a seguir foi elaborado com base nas mais avançadas técnicas de neuroaprendizagem já desenvolvidas até hoje. Também foram muito úteis e valiosas as sugestões enviadas por alunos e ex-alunos dos nossos cursos presencial e online.

Você agora tem duas opções para o acompanhamento do curso:

1. de modo totalmente livre e independente, estudando no seu próprio ritmo;
ou
2. seguindo a seriação proposta em nossas aulas e no Roteiro, que abordará um assunto por semana, assistindo às aulas teóricas (gravadas) na plataforma (ou presencialmente, se esta for sua opção de curso) e ainda contando com 3 formas de esclarecer dúvidas ou corrigir tarefas e simulados: (a) via fórum do curso online; (b) através de arquivos em PDF; ou (c) através de aulas online ao vivo, que oferecerá horários variados para você encontrar o mais compatível com sua agenda.

Nosso curso presencial terá sua carga horária reduzida para um encontro por semana. Abordaremos presencialmente apenas aqueles tópicos que mais caem (tanto de RL, quanto de RQ) e que demandariam um tempo maior para o estudante absorvê-los sozinho (exemplos: Análise Combinatória, Probabilidade, etc.). Os demais assuntos, segundo nossos próprios alunos, podem ser facilmente estudados no curso online.

Selecionamos 5 tópicos de RL e 5 tópicos de RQ, dos quais os estudantes não poderão abrir mão, se estiverem interessados em uma boa preparação e em escores acima de 400 pontos em cada uma dessas provas.

Nossos cursos têm metodologia baseada em 3 passos simples:

1. ENTENDER (os conceitos);

2. RETER (o conteúdo estudado);

3. APLICAR (o conhecimento adquirido, através da resolução de questões).


Durante o curso, o estudante é levado a "criar o hábito" de aplicar naturalmente essa metodologia para qualquer assunto que deseje, atingindo 100% de retenção, ad infinitum.

Ensinamos as mais modernas técnicas de neuroaprendizagem, para você passar pelos 3 passos do aprendizado (Entender + Reter + Aplicar) sem estresse.


Plataformas para aulas ao vivo: 

1. Skype - Adicione o meu perfil aos seus contatos: milton.araujo1
2. Google Hangoutshttps://hangouts.google.com/

Agenda (Roteiro de Estudos):

1. Leitura prévia do Capítulo (na apostila - individual)
A leitura prévia deve ser realizado pelo estudante, no dia anterior à aula, meia hora antes de dormir. Não há qualquer compromisso em entender o assunto nessa etapa. A leitura prévia serve apenas como "provocação" para o cérebro já ir adiantando o trabalho, enquanto você dorme. Durma pelo menos 7 horas por noite.
Tempo de execução: 10 minutos.

2. Leitura da Tarefa (na apostila - individual)
A leitura da Tarefa deve ser feita logo após a leitura prévia (item 1) e também não impõe compromisso ao estudante. Não tente resolver as questões da tarefa nessa etapa, pois você ainda não estudou o assunto. Enquanto você dorme, seu cérebro já estará trabalhando num "método" para encontrar as respostas das questões.
Tempo de execução: 5 minutos.

3. Assistir à Vídeo-Aula (na plataforma - individual)
Assista à vídeo-aula pela manhã (o mais cedo possível). Não faça pausas, nem anotações nessa etapa.
Importante: isole-se totalmente, procure um lugar com pouco ou nenhum barulho externo e use fones de ouvido. Desconecte-se das redes sociais e desligue o celular!
Tempo de execução: 15 minutos.

4. Leitura atenta do Capítulo (na apostila e nos eslaides - individual) 
Retorne à apostila e faça uma leitura atenta. Tenha na mão um lápis ou uma caneta, para fazer anotações durante o estudo. Faça o mesmo com os eslaides das vídeo-aulas. Lembre-se dos ensinamentos do nosso saudoso Professor Pier: "Ninguém está estudando se não estiver sozinho e não tiver na mão um lápis ou uma caneta e fazendo muitas anotações."
Tempo de execução: 20 minutos.

5. Assistir à Aula novamente (na plataforma - individual)
Retorne à plataforma do curso online e assista à vídeo-aula novamente. Tenha em mãos a apostila, os eslaides da aula e uma caneta. Dessa vez, faça pausas no vídeo, para novas anotações, ou correções em pontos obscuros.
Tempo de execução: 25 minutos.

6. Execução da Tarefa (na apostila - individual)
NUNCA tente executar uma Tarefa antes de passar pelos 5 itens anteriores deste Roteiro!
Como eu sei que você não pulou etapas, chegou o momento de encarar a Tarefa proposta no início do Capítulo que você acaba de ESTUDAR. A tarefa é constituída de 5 a 10 questões do assunto estudado. Não há gabarito, pois isto é para funcionar como um mini-simulado. É você quem deve levantar o gabarito e enviá-lo por e-mail. Eu informarei apenas o número de questões incorretas, mas não direi quais são elas. Você precisará fazer uma revisão no assunto estudado e descobrir o que ficou para trás...
Tempo de execução: 15 minutos.


7. Envio das dúvidas na Tarefa (Plantão de Dúvidas - plataforma do curso online)
Você só poderá enviar dúvidas que porventura tenha tido durante a execução da Tarefa após executar o passo 6 acima.

8. Correção da Tarefa (online – ao vivo)
Somente os estudantes que executaram os passos 1 a 7 acima estarão aptos a participar da correção da tarefa online. Lembre-se do seguinte: "Só terá dúvidas aquele que ESTUDAR o assunto." A dúvida faz parte do aprendizado e é uma parte muito importante dele. 
Quem assiste a uma aula de resolução de dúvidas sem ter estudado previamente o assunto, está fazendo o mesmo que aquele sujeito que tenta aprender a nadar assistindo a vídeos de natação...
Tempo de execução: 20 minutos.

9. Execução da Lista de Exercícios (apostila – individual)
Após a correção da Tarefa, você estará apto a encarar a lista de exercícios contida no capítulo que estudou. Tente resolver/responder o máximo de questões que puder. Caso o seu aproveitamento estiver abaixo de 60%, é porque você ainda precisa fazer revisões. Lembre-se de que são necessárias 4 revisões espaçadas para alcançar 100% de retenção ad infinitum de um assunto (vide Curva do Esquecimento de Ebbinghauss).
Tempo de execução: 20 minutos.

10. Envio das dúvidas da Lista de Exercícios (Plantão de Dúvidas - plataforma do curso online)
Caso você ainda tenha dúvidas em alguma questão da Lista de Exercícios do capítulo estudado, envie-as para o Plantão de Dúvidas na plataforma do curso online.

11. Simulado on line (envio das marcações no mesmo dia)
Periodicamente faremos Simulados como forma de verificação de aprendizado. 
Cada Simulado terá entre 10 e 20 questões. Os interessados em ter acesso ao gabarito e à correção deverão enviar suas marcações no mesmo dia da realização do Simulado (a hora limite será marcada na seção "Comunicados" na plataforma do curso online).
Tempo de execução: 20 minutos. 

12. Correção do Simulado (online ao vivo)
O Simulado online será corrigido após o recebimento das marcações por aqueles que dele participaram, desde que tenham enviado suas marcações dentro do prazo estabelecido. Só poderá participar dessa aula (que não será gravada) quem cumpriu as etapas anteriores deste Roteiro.
Tempo de execução: 15 minutos. 


Horários: os horários das sessões online ao vivo serão marcados semanalmente pela plataforma do curso online, na guia "Comunicados". Haverá a proposição de um Calendário no início do curso, para que se possa acompanhar o andamento e, principalmente, o progresso apresentado pelos estudantes interessados em segui-lo.
Serão oferecidos diversos horários, para que cada estudante encontre o mais compatível com sua agenda.

Deadline para o encaminhamento das dúvidas para as aulas online: mínimo 72 horas antes de cada sessão, para que haja tempo hábil para a confecção dos eslaides.

Perdeu uma sessão na qual havia dúvidas que você enviou? Não tem problema: inclua as mesmas questões em outra sessão, mas fique atento ao seguinte: para não prejudicar o andamento do curso (para aqueles que estão seguindo o Roteiro proposto), sua sessão poderá demorar um tempo maior para ser remarcada.

Curso 100% online: https://go.hotmart.com/D5803160A

Abraços e sucesso!
MGA