quinta-feira, 14 de abril de 2011

7 maneiras de expandir sua empresa usando a internet

Conheça 7 dicas úteis sobre formas eficientes e de baixo custo que qualquer empresa pode facilmente usar para gerar novos negócios usando a internet. 

Por Pedro Superti

A Internet nunca esteve tão forte no Brasil. Nos últimos levantamentos feitos, estima-se que existam mais de 60 milhões de internautas brasileiros. Com todas estas pessoas online, as empresas estão cada vez mais interessadas em serem encontradas por esta gigantesca população, que cada vez mais recorre à internet para buscar por empresas e pesquisar antes de comprar um produto.

Apesar das grandes vantagens de se ter um website, conseguir um posicionamento virtual eficiente e que de fato gere novos negócios ainda é um desafio para a grande maioria dos empresários brasileiros.

Na Dynamo, temos trabalhado em projetos de consultoria e treinamento para empresários e executivos de diferentes mercados sobre posicionamento online. São realidades diferentes, desafios diferentes. Mas há uma característica comum: os projetos sempre buscam ser auto-sustentáveis.

Reuni aqui 7 dicas úteis sobre formas eficientes e de baixo custo que qualquer empresa pode facilmente usar para gerar novos negócios usando a internet. Alguma, provavelmente, você já conhece. Mas será que está aproveitando ao máximo o que ela pode te trazer em resultados?

1. Tenha um website que conte a história
Websites não são mais novidades, mas websites que de fato ajudem a vender, ainda são raros hoje em dia. Não tenha somente um com seções "Quem Somos", "Serviços" e "Contato". É preciso mais do que isso hoje em dia, para interessar ao visitante.

Liste dois ou mais "casos de sucesso", contando a dificuldade que seu cliente tinha e como você ajudou a resolver o problema.

Tenha também artigos explicativos em seu site, para que o cliente se eduque melhor sobre o que você oferece. Uma floricultura, por exemplo, pode explicar sobre o significado de tipos de flores diferentes e como existe uma para cada ocasião. Isso, por si só, já a diferencia das demais floriculturas que vendem somente flores e não a "história" por trás do produto.

2. Comece um Blog
Blogs são cada vez mais populares hoje em dia, pois permitem uma forma fácil de publicar conteúdo e de receber comentários dos leitores.

Seu blog não é um lugar para encher somente de notícias sobre a empresa. Uma vez ou outra é aceitável, mas tente usar este espaço para publicar conteúdo de agregue valor aos leitores. Um psicólogo pode publicar um post comentando um acontecimento que tem sido muito comentado na mídia ultimamente, por exemplo. Em seguida, ele pode dar o ponto de vista dele e como isso pode afetar a vida das pessoas.

Desta forma, ele fornece um conteúdo que é útil para os leitores, cria um relacionamento ao receber comentários em seu blog e ao mesmo tempo se posicionada como especialista aos olhos de quem visita o site.

Existem opções rápidas e gratuitas de blogs hoje, como o Blogspot.com e o Wordpress.com. Entretanto, sempre que possível, contrate um profissional que consiga instalar um blog dentro do seu site, de modo que possa ser encontrar como SeuSite.com.br/blog, pois passa uma imagem muito mais profissional.

3. Tire proveito do Youtube
Com cerca de dois bilhões de vídeos vistos a cada dia, o site de vídeos Youtube é hoje o segundo lugar onde as pessoas mais pesquisam sobre conteúdos e produtos, atrás somente do Google. Você tem tirado proveito disso?

Com uma câmera digital simples, você pode gravar um vídeo mostrando como seu produto é feito ou como ele pode ser utilizado. Uma fábrica de doces, por exemplo, poderia mostrar como suas fórmulas são desenvolvidas ou como seus doces são embalados.

Um fisioterapeuta poderia gravar uma série de pequenos vídeos, mostrando rápidos exercícios de relaxamento ou alongamento para serem feitos por quem trabalha em frente ao computador por muitas horas.

Não se esqueça de que é super importante dar um título e uma descrição relevante para seu vídeo, para que ele seja encontrado pelas pessoas e que descreva rapidamente o que é abordado no vídeo. Não deixe o título com um nome como "video000234.avi". Troque por algo como "Relaxe sua Coluna em 3 Minutos" ou "Como Entender um Contrato de Locação".

Lembre-se: o importante é não usar este espaço para fazer propaganda. Use para dar informação relevante que eduque as pessoas.

Siga sua imaginação, crie pequenos vídeos e aproveite esta forma gratuita de aparecer para muitas, muitas pessoas.

4. Apareça no Google Maps
Quando você pesquisa no Google por qualquer termo que contenha um nome de cidade, com "desentupidor sao paulo", por exemplo, você já deve ter notado que aprece um mapa no topo mostrando pontos da cidade onde existe o que você está buscando.

Se você tem atuação local, é crucial que apareça ali. As empresas que aparecem lá são empresas cadastradas em um programa do Google chamado Places, focado em empresas locais.

Você precisa estar cadastrado e com um perfil que esteja o mais completo possível. Para entrar no Google Places, visite www.Google.com.br/places e cadastre seu negócio hoje mesmo.

5. Utilize o poder dos fóruns
Fóruns são lugares online onde as pessoas discutem assuntos que lhes interessam e trocam informações. Diferente de um chat, todas as trocas de ideias e dicas em um fórum ficam disponíveis para qualquer usuário, e geralmente aparecem quando se faz uma pesquisa no Google.

Fóruns têm ganhado enorme peso hoje em dia, pois as pessoas gostam de trocar experiências com outros usuários antes de comprar um produto ou contratar uma empresa. Por isso é importante que você esteja presente em fóruns que sejam importantes para seu ramo.

Para descobrir se existem fóruns sobre sua área de atuação, pesquise no Google por "fórum + [área de atuação]". Cadastra-se nos fóruns encontrados e entre na conversa, sempre tentando ajudar outros usuários e fornecendo o máximo de informações relevantes que puder.

Quando você participa o suficiente de um fórum, você começa a conquistar o respeito e admiração de outros usuários, que veem você como um especialista no assunto. Assim, sempre que alguém for ler as conversas, vai poder identificar que você realmente tem conhecimento sobre o assunto e provavelmente vai entrar em contato com você.

6. Consiga vendas usando links patrocinados
Uma das formas mais rápidas de se conseguir gerar novos negócios é através de links patrocinados no Google, que são aqueles pequenos anúncios de texto que aparecem do lado direito da página do Google quando se faz uma pesquisa. Este programa de publicidade chama-se Google Adwords.

Com links patrocinados do Google Adwords, você pode começar anunciando com apenas R$40,00, criando um anúncio que somente vai ser mostrado para usuários que digitarem o termo que você escolher no Google. Assim, seu anúncio tem muito mais chance de trazer retorno.

Outro atrativo deste sistema é que com ele você só paga quando recebe um clique e não quando seu anúncio é mostrado, o que tornar este tipo de publicidade muito interessante e de grande utilidade para pequenas empresas.

Entretanto, existem alguns segredos e técnicas para fazer uma campanha de links patrocinados realmente dar certo. Criar anúncios atraentes e controlar sua verba corretamente é crucial para se ter retorno nesta modalidade de publicidade.

Você pode aprender gratuitamente muitas destas dicas no portal www.segredosdoadwords.com.br, desenvolvido com foco exclusivo para ensinar como criar campanhas vencedoras no Google Adwords.

7. Esteja no Facebook
Com mais de 500 milhões de usuários no mundo, o Facebook é o novo Orkut. Em pouco tempo, quase todos que usam a Internet terão uma conta lá.

A melhor maneira de você tirar proveito disso para sua empresa é entendendo como as pessoas interagem quando estão Facebook.

Quando alguém usa o Google, é como se estivesse indo a um supermercado. Você vai, pesquisa o quer e vai embora. Já o Facebook é uma sala de estar, ou uma festa com os amigos. Você vai para encontrar conhecidos e saber o que eles andam fazendo. Por isso, a velha, direta e seca propaganda aqui não funciona, pois as pessoas não estão em "modo de compras", e sim só querem se divertir.

Você pode interagir criando uma "fan page", que é uma página onde as pessoas podem ver seu conteúdo e "curtir" o que sua empresa faz. Não crie uma página em que você só fala de sua empresa diretamente, mas fale mais sobre o ramo onde você está inserido.

Um salão de beleza pode criar uma fan page sobre "Eu adoro maquiagem" ou "Ideias de Penteados para Casamento", e publicar ali fotos e dicas que sejam úteis para as pessoas. Com o tempo, você pode conseguir grande popularidade entre os usuários e se tornar alguém a quem as pessoas recorrem quando querem o que você oferece.

Resumindo, gere conteúdo de qualidade e útil, interaja com as pessoas e se divirta. A venda indireta aqui é a que mais funciona.
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