segunda-feira, 25 de março de 2019

A ANPAD não divulga, mas nós calculamos - MARÇO/2019


Nikola
SIMULADOR de Escores ANPAD - MARÇO/2019
(6ª e última atualização: 29/03/2019 - 19:10h)
(Amostra com n = 140)

Para baixar o Simulador de escores ANPAD da edição de MARÇO/2019, siga as instruções a seguir:

1. Entre na nossa fanpage principal:

www.facebook.com/institutointegralfp/

2. Digite: SIMULADOR MAR 2019 no 'inbox' da fanpage
(o 'inbox' é o botão "Enviar mensagem" que fica logo abaixo da figura do topo da página)



Prezados,

Tudo bem?

Obrigado por nos ajudar a desenvolver o Simulador de Escores ANPAD em tempo recorde! 

O link do Simulador de Escores ANPAD está logo acima. A planilha não funciona em dispositivos móveis e deve ser baixada antes de ser utilizada.

Para que os resultados fiquem dentro da margem de erro (3%) é necessário que o tamanho mínimo da amostra seja n = 90. Informe, caso ainda não tenha feito, suas marcações no site "Olho na Vaga" e convide seus colegas que tenham participado desta edição a fazerem o mesmo.

Esperamos que este Simulador seja útil para o candidato poder fazer suas próprias estimativas com as fórmulas contidas no Caderno RQ6 (veja o Tópico Especial - O Escore ANPAD).

A seguir, seguem as perguntas mais comuns feitas sobre o Teste ANPAD e nossos cursos preparatórios.


Perguntas e Respostas

Tenho recebido um volume muito grande de consultas a respeito do Teste ANPAD, do Simulador de Escores ANPAD, dos cursos preparatórios e das estratégias 'matadoras' que usamos para 'turbinar' os resultados dos nossos alunos. As consultas estão em todos os meus canais (Whatsapp, telefones, sites, blogs, redes sociais, e-mails, etc.)

Como está se tornando muito difícil atender a todos individualmente, resolvi abrir uma seção para responder as principais perguntas aqui.

1. Qual é o número de acertos em cada prova para garantir os 300 pontos?
Resposta:
1.1. Na edição de Junho/2017, você precisava acertar...
Raciocínio Lógico: 7
Raciocínio Quantitativo: 5
Português: 9
Inglês: 9
Raciocínio Analítico: 8
para garantir 300 pontos.

1.2. Na edição de Setembro/2017, você precisava acertar...
Raciocínio Lógico: 8
Raciocínio Quantitativo: 6
Português: 9
Inglês: 8
Raciocínio Analítico: 9
para garantir 300 pontos.

1.3. Na edição de Fevereiro/2018, você precisava acertar...
Raciocínio Lógico: 6
Raciocínio Quantitativo: 5
Português: 10
Inglês: 8
Raciocínio Analítico: 9
para garantir 300 pontos.

1.4 Na edição de Março/2019, você precisava acertar...
Raciocínio Lógico: 7
Raciocínio Quantitativo: 5
Português: 11
Inglês: 7
Raciocínio Analítico: 10
para garantir 300 pontos.

2. Mas na edição passada eu acertei X questões na prova Y e fiquei com um escore maior. Nesta edição eu acertei mais questões na mesma prova e o meu escore ficou menor. A planilha não está errada?
Resposta: A cada edição do Teste ANPAD as médias e desvios mudam. Diversos são os fatores que fazem médias e desvios oscilarem: (1) o nível de preparação dos candidatos; (2) o nível de exigência de algum examinador; (3) mudança de examinadores; etc.
Outro fator que pode acarretar erros maiores ou menores no Simulador de Escores é a qualidade das respostas e o tamanho da amostra na planilha do site "Olho na Vaga".

3. Eu gabaritei a prova de Inglês e a planilha informa que meu escore ficou em 560 pontos. Acho que a planilha está errada...
Resposta: Não se trata de um erro na planilha. Observe que Inglês registra média alta e desvio padrão também alto. Na edição de Setembro/2017, a média harmônica ficou em 8,01 e o desvio padrão ficou em 3,46. O intervalo que acomodaria 3 desvios acima da média ficaria [8,01; 18,39]. Isto significa que, para ficar com 600 pontos nesta prova, o candidato precisaria acertar 19 questões, mas a prova tem 17 questões. Na edição passada, essa distorção foi ainda maior e, em setembro de 2018, o quadro se manteve. O Inglês é uma prova mais atípica do que Raciocínio Quantitativo, pois tem média alta e desvio padrão também alto (veja na figura acima). Significa dizer que os candidatos se separam em dois grupos extremos: os muito bons e os que têm apenas conhecimento básico do idioma. Aqui não tem meio termo...

4. Professor, eu sempre vou muito bem em Inglês, Português e Raciocínio Analítico e sou 'razoável' em Raciocínio Lógico. Posso tentar me garantir nessas 4 e chutar tudo numa letra só na prova de Raciocínio Quantitativo? É uma boa estratégia?
Resposta: É uma péssima estratégia! Observe na planilha acima quais são as matérias que registram os maiores coeficientes de variação e foque sua preparação nelas. Raciocínio Quantitativo sempre estará no seu "pacote" de matérias que merecem uma atenção especial... Acertar uma questão acima da média nessa prova, já o coloca meio desvio padrão acima da média, significando mais uns 50 a 70 pontos no escore da prova. Isto ocorre invariavelmente em todas as edições do Teste ANPAD e nos mostra que mais de 90% dos candidatos ainda não perceberam isto... Se você acerta uma questão a mais que o seu "concorrente direto" em Raciocínio Analítico, isto lhe acrescentará de 10 a 15 pontos  no escore.
Como resultado final, ficam todos "embolados" nas provas de Português e Raciocínio Analítico (cujos coeficientes de variação são, historicamente, os menores). Você não pode deixar o seu escore em Raciocínio Quantitativo ficar abaixo de 300 pontos, pois esse escore vai "puxar" o seu Escore Geral para baixo (isto poderá levar sua vaga nos melhores Programas embora ou, pior, suas pretensões de conseguir uma bolsa)...
Já que estão todos "embolados" com escores muito parecidos nas demais matérias (Português e Raciocínio Analítico, principalmente), você deveria justamente "cuidar" da sua preparação em Raciocínio Quantitativo e Inglês, sem deixar de lado o Raciocínio Lógico, que é onde as 'sutilezas conceituais' se transformam em "pegadinhas", fazendo muitos candidatos perderem pontos valiosos.

Veja este comparativo entre as edições de junho/2017 e setembro/2017.

Veja aqui como criar uma boa estratégia para a prova de RQ: http://edu.institutointegral.com.br/estrategia-rq
Mas atenção: de nada serve saber da "estratégia", se você não estudar exaustivamente os conteúdos que mais caem, pois, sem uma boa preparação, você não conseguirá nem mesmo "ler" adequadamente as questões, quanto mais "enquadrá-las" no conteúdo que você preparou...

5. Professor, o Teste de fevereiro é mais fácil do que o de setembro? Percebi que as médias sempre são maiores em setembro. Isso não parece fazer sentido...
Resposta: Não existe Teste ANPAD "mais fácil" ou "mais difícil". Pode ocorrer de uma ou outra prova ser mais acessível em alguma edição do que em outra. As médias do Teste de fevereiro sempre foram as menores porque os candidatos não se preparam para esta edição, ao contrário do que acontece para a edição de setembro. No Teste de setembro, há alguns fatores, muito fáceis de se identificar, que determinam a elevação das médias: (1) é o último Teste do ano; quem não conseguir um Escore compatível com o Programa pleiteado neste Teste, ficará mais um ano "na fila"; (2) muitos candidatos estão finalizando Graduações ou Mestrados e aproveitam o ritmo de estudos para engrenar mais um curso no ano seguinte; (3) como consequência do item (1), os estudantes buscam um curso preparatório, para poupar tempo, pois a agenda lotada os impede de estudar sozinhos; (4) para finalizar, nossos cursos preparatórios funcionam como um "curinga poupa-tempo", pois passamos aos candidatos um arsenal de dicas, macetes, atalhos e truques; literalmente mostrando o "caminho das pedras": o que estudar e, principalmente o que não estudar.
Para criar uma boa estratégia para o Teste ANPAD de fevereiro, consulte as informações contidas neste link: http://profmilton.blogspot.com.br/2016/08/teste-anpad-uma-estrategia-para.html

6. Professor, eu gostaria de saber no que consiste cada tipo de "raciocínio" no Teste: o Lógico, o Analítico e o Quantitativo.
Resposta: Excelente questionamento!
Cada prova do Teste ANPAD pede (avalia) um tipo diferente de raciocínio. O candidato que usar o raciocínio de uma prova em outra, está fadado ao fracasso. Por exemplo: interpretar o texto (em vez da estrutura lógica) numa prova de RL leva à perda da questão...

Resumidamente:
1) O Teste ANPAD avalia dois tipos de interpretação: de texto e de estruturas;
2) As provas "textuais" são Português, Inglês e Raciocínio Analítico;
3) As provas "estruturais" são Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo.

Prova a prova, seria algo do tipo:
1) Raciocínio Lógico: avalia a habilidade do candidato interpretar corretamente as estruturas lógicas e o uso adequado de suas regras e conceitos. A diferença básica é "COMO FOI DITO" (estrutura lógica) versus "O QUE FOI DITO" (o texto em si);
2) Raciocínio Quantitativo: avalia a habilidade algébrica e aritmética;
3) Português: dispensa comentários! A prova é de pura interpretação de textos;
4) Inglês: a exemplo do Português, também é uma prova de interpretação de textos, mas requer um esforço a mais do candidato, que precisa desenvolver um vocabulário adequado e saber como construir frases com base nesse vocabulário;
5) Raciocínio Analítico: trata-se de uma interpretação crítica de textos. Mas note que, mesmo que uma questão de Analítico trate de Argumento, por exemplo, você jamais poderia utilizar as regras do Raciocínio Lógico para chegar à conclusão.

Lembre-se de que NÃO SE PODE USAR O RACIOCÍNIO DE UMA PROVA PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE OUTRA...


Mais informações sobre nossos cursos:
1) Presencial: http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-presencial
2) Online: http://edu.institutointegral.com.br/informacoes-online

Quer mais dicas de como se preparar bem e ter chances reais de conseguir, não apenas uma vaga em um programa "top", mas também uma bolsa?

Acesse agora mesmo este link e leia o nosso Manual do Candidato Teste ANPAD:
http://edu.institutointegral.com.br/como-passar-no-teste-anpad

Abraços e sucesso!
MGA