quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Receita para encontrar a verdade

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." [João 8:32 - Bíblia Sagrada]


Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham (em árabe: أبو علي الحسن بن الهيثم), conhecido também pela forma latinizada Al-Hazen, nasceu no ano 965 em Baçorá, agora Iraque e morreu em 1040 na cidade do Cairo.

Físico e matemático árabe, pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu, foi um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.

Escreveu numerosas obras notáveis, pelo estilo e pelas observações sobre os fenômenos da refração da luz, com especial incidência na refração atmosférica ao nascer e ao por do sol.

Em seu Livro de Óptica (em árabe: Kitāb al-Manāẓir (كتاب المناظر), publicado no início do século XI, propõe uma nova teoria sobre a visão.

Embora diferente do modelo atualmente aceito, essa teoria foi revolucionária para a época em que foi proposta e é vista como um passo importante para a compreensão da visão.

Mas esta não foi sua maior contribuição à ciência...

Al-Hazen foi a primeira pessoa a estabelecer as regras da ciência. Ele criou um mecanismo de correção de erros. Uma forma sistemática e inexorável de examinar os erros em nosso raciocínio.

Eis a “receita” de Al-Hazen para encontrar a verdade:
  • Encontrar a verdade é difícil e o caminho é acidentado. 
  • Como buscadores da verdade, o melhor é não julgar e não confiar cegamente nos escritos dos antigos. 
  • É preciso questionar e examinar criticamente o que foi escrito por todos os lados. 
  • É preciso aceitar apenas o argumento e experiências, em vez do que qualquer pessoa diz, pois o ser humano é vulnerável a todos os tipos de imperfeições. 
  • Como buscadores da verdade, devemos também suspeitar e questionar nossas próprias ideias, ao investigarmos fatos, para evitar preconceitos e pensamentos descuidados. 
  • Sigam esse caminho, e a verdade lhes será revelada!
Esse é o método da ciência. Ele é tão poderoso que levou nossos emissários robóticos às fronteiras do sistema solar e além...

Voyager 1