Físico e matemático árabe, pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu, foi um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.
Escreveu numerosas obras notáveis, pelo estilo e pelas observações sobre os fenômenos da refração da luz, com especial incidência na refração atmosférica ao nascer e ao por do sol.
Em seu Livro de Óptica (em árabe: Kitāb al-Manāẓir (كتاب المناظر), publicado no início do século XI, propõe uma nova teoria sobre a visão.
Embora diferente do modelo atualmente aceito, essa teoria foi revolucionária para a época em que foi proposta e é vista como um passo importante para a compreensão da visão.
Mas esta não foi sua maior contribuição à ciência...
Al-Hazen foi a primeira pessoa a estabelecer as regras da ciência. Ele criou um mecanismo de correção de erros. Uma forma sistemática e inexorável de examinar os erros em nosso raciocínio.
Eis a “receita” de Al-Hazen para encontrar a verdade:
- Encontrar a verdade é difícil e o caminho é acidentado.
- Como buscadores da verdade, o melhor é não julgar e não confiar cegamente nos escritos dos antigos.
- É preciso questionar e examinar criticamente o que foi escrito por todos os lados.
- É preciso aceitar apenas o argumento e experiências, em vez do que qualquer pessoa diz, pois o ser humano é vulnerável a todos os tipos de imperfeições.
- Como buscadores da verdade, devemos também suspeitar e questionar nossas próprias ideias, ao investigarmos fatos, para evitar preconceitos e pensamentos descuidados.
- Sigam esse caminho, e a verdade lhes será revelada!
Voyager 1 |