Prezados,
Tudo bem?
Frequentemente recebo reclamações sobre questões da prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD, com multiplicidade de alternativas que contemplam o comando da questão, ou com violações conceituais.
No Teste ANPAD de setembro/2018 não foi diferente...
A questão 16 da prova citada apresenta 4 alternativas possíveis. Foi redigido um recurso que, apresentado à banca, resultou infrutífero. Entretanto, a banca não apresentou prova de sua réplica, talvez por causa do "tamanho" da Tabela-Verdade (64 linhas e 20 colunas).
Apresento, então, esta tréplica, na qual acrescentei uma Tabela-Verdade que, para todo aquele que estuda Lógica de Argumentação, constitui prova irrefutável da validade (ou não) de um argumento.
Observação: Uma proposição do tipo "Todo atleta é bacana" é representada, em linguagem simbólica, do seguinte modo:
∀x(Ax⟶Bx)
onde: Ax: “x é atleta.” (proposição aberta de segunda ordem)
Bx: “x é bacana.” (proposição aberta de segunda ordem)
Havendo dúvidas a esse respeito, basta consultar questões que constaram na prova de Raciocínio Lógico dos Testes ANPAD nos anos 2009, 2010, 2011 e 2012. Todas elas davam tratamento correto ao conceito, tanto na forma de representação simbólica, quanto na validação de argumentos categóricos. Estamos diante de conceitos criados por Aristóteles e seus pares, há cerca de 2.350 anos. Como é possível haver divergências no tratamento desses conceitos dentro da mesma Organizadora? Ou ainda: em desacordo com o referencial bibliográfico indicado pela própria Organizadora?
Complementando, a valoração utilizada na validação de um argumento não recai sobre a proposição, seja qual for a CLASSE dessa proposição (não é um julgamento!), mas sim sobre a ESTRUTURA LÓGICA do argumento. Em outras palavras: na validação de um argumento, não interessa o que foi dito (texto), mas sim como foi dito (estrutura).
O arquivo está disponível aos interessados neste link: http://bit.ly/2pkiAGg.
Segue a justificativa apresentada por nossa Organizadora de Recursos em Concursos Públicos:
O arquivo está disponível aos interessados neste link: http://bit.ly/2pkiAGg.
Segue a justificativa apresentada por nossa Organizadora de Recursos em Concursos Públicos:
Leia também:
1) "Nullius in Verba" (Parte 1): http://profmilton.blogspot.com/2017/07/nullius-in-verba.html
2) "Nullius in Verba" (Parte 2): http://profmilton.blogspot.com/2018/03/nullius-in-verba-parte-2.html