sábado, 22 de setembro de 2018

"Nullius in Verba" - Parte III


Prezados,

Tudo bem?

Frequentemente recebo reclamações sobre questões da prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD, com multiplicidade de alternativas que contemplam o comando da questão, ou com violações conceituais.

No Teste ANPAD de setembro/2018 não foi diferente...

A questão 16 da prova citada apresenta 4 alternativas possíveis. Foi redigido um recurso que, apresentado à banca, resultou infrutífero. Entretanto, a banca não apresentou prova de sua réplica, talvez por causa do "tamanho" da Tabela-Verdade (64 linhas e 20 colunas).

Apresento, então, esta tréplica, na qual acrescentei uma Tabela-Verdade que, para todo aquele que estuda Lógica de Argumentação, constitui prova irrefutável da validade (ou não) de um argumento.

Observação: Uma proposição do tipo "Todo atleta é bacana" é representada, em linguagem simbólica, do seguinte modo:

x(Ax⟶Bx)
onde:
Ax: “x é atleta.” (proposição aberta de segunda ordem)
Bx: “x é bacana.” (proposição aberta de segunda ordem)

Havendo dúvidas a esse respeito, basta consultar questões que constaram na prova de Raciocínio Lógico dos Testes ANPAD nos anos 2009, 2010, 2011 e 2012. Todas elas davam tratamento correto ao conceito, tanto na forma de representação simbólica, quanto na validação de argumentos categóricos. Estamos diante de conceitos criados por Aristóteles e seus pares, há cerca de 2.350 anos. Como é possível haver divergências no tratamento desses conceitos dentro da mesma Organizadora? Ou ainda: em desacordo com o referencial bibliográfico indicado pela própria Organizadora?

Complementando, a valoração utilizada na validação de um argumento não recai sobre a proposição, seja qual for a CLASSE dessa proposição (não é um julgamento!), mas sim sobre a ESTRUTURA LÓGICA do argumento. Em outras palavras: na validação de um argumento, não interessa o que foi dito (texto), mas sim como foi dito (estrutura).

O arquivo está disponível aos interessados neste link: http://bit.ly/2pkiAGg.

Segue a justificativa apresentada por nossa Organizadora de Recursos em Concursos Públicos:









Leia também: