terça-feira, 8 de agosto de 2023

O Método Integral

Qual é o nível de Ensino mais difícil no Brasil?

Enquanto você pensa na resposta, vou falar um pouco sobre o método de ensino e aprendizagem de Matemática e Raciocínio Lógico adotado pelo Instituto Integral, há mais de 30 anos.

Nosso método se baseia primordialmente no ensino de idiomas, pois tanto a Matemática, quanto o Raciocínio Lógico são linguagens. Tanto que costumo chamar a Lógica de Logiquês e a Matemática de Matematiquês em minhas aulas ao vivo. 

Assista ao vídeo https://bit.ly/assista_agora_vai_sair_do_ar se ainda estiver no ar e veja como funciona a técnica aplicada aos candidatos ao Teste ANPAD, que elevou a média de acertos dos nossos alunos para mais de 6/12 acertos em RLQ, com vários resultados de 10/12 e 11/12, a partir de 2020. 

A Metodologia do curso Idiomus é baseada na teoria “Natural Approach”, do renomado linguista Stephen Krashen.

Baixe a trilogia de videoaulas do curso básico de Raciocínio Lógico do Instituto Integral:

Aula 1: https://bit.ly/RLF_Aula_1
Aula 2: https://bit.ly/RLF_Aula_2 

Atente-se para a Aula 3, cuja sequência está a seguir, a partir do eslaide 14:


















Por ocasião da pandemia, o caos no setor de Ensino no Brasil se revelou qual fratura exposta. Os estudantes de nível médio e nível superior simplesmente desapareceram,

Felizmente, os estudantes de nível fundamental se mantiveram firmes em seus postos, e, amparados por seus pais, voltaram a procurar o velho professor Milton Araújo para auxiliar seus filhos a melhorar seu desempenho em Matemática.

Seguem os resultados em Matemática do primeiro semestre numa escola particular - nível fundamental II - 9º Ano:

1º Z.C.: 9,0 (Começou a ter aulas particulares em novembro de 2022, quando já estava em exame. Tirou 8,5 no exame de matemática, e neste ano - 2023 - lidera o grupo dessa escola. Já leu mais de 30 livros neste ano - 2023 - até julho. Escute o depoimento da mãe da moça aqui: https://bit.ly/melhor_depoimento_2022 )

2º E.C.: 8,8 (Também começou a ter aulas no final de ano 2022. Fez apenas uma PR e passou por média. Lê mais de 40 livros por ano.)

3º A. L.: 8,3 (Começou a ter aulas em maio de 2023.) 

4º L. S.: 7,7 (Começou a ter aulas em maio de 2023.)

5º B. L.: 7,6 (Começou a ter aulas em maio de 2023.) 

6º P. T.: 7,0 (Começou a ter aulas em julho de 2023. Teve apenas 2 aulas e conseguiu se recuperar.)

O resultado acima não ocorreu por acaso, ou por milagre. Trata-se de uma associação de pais responsáveis, excelentes escolas, com ótimos professores, estudantes com um senso de responsabilidade absurdamente alto para a pouca idade que têm, e o desejo sincero de aprender.

É por isso que não deixo de acreditar que o setor de Ensino no Brasil têm salvação!

P. S.: O nível de escolaridade mais difícil no Brasil é o Fundamental.