sábado, 29 de julho de 2023

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo


 As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são um conjunto de monumentos e estruturas da Antiguidade Clássica que eram consideradas obras-primas arquitetônicas e engenhosas do mundo antigo. Infelizmente, a maioria dessas maravilhas não existe mais, e a lista foi compilada por diferentes autores e viajantes da época. As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são:

Grande Pirâmide de Gizé (Egito):
Localizada na planície de Gizé, perto do Cairo, no Egito, a Grande Pirâmide de Gizé é a única maravilha ainda existente. Ela foi construída durante o reinado do faraó Quéops, por volta de 2560 a.C., e é a maior e mais antiga das pirâmides do complexo de Gizé.
Jardins Suspensos da Babilônia (Atualmente, Iraque):
Descritos por vários escritores antigos, incluindo Heródoto, os Jardins Suspensos da Babilônia eram uma série de terraços jardins em diferentes níveis, irrigados por um sistema engenhoso, construído por volta do século VI a.C. Existem debates históricos sobre a sua localização precisa e se eles realmente existiram.
Estátua de Zeus em Olímpia (Grécia):
Criada pelo escultor Fídias no século V a.C., a estátua de Zeus era uma escultura colossal de Zeus, o deus supremo do Olimpo, sentado em seu trono, localizada no Templo de Zeus, em Olímpia, na Grécia.
Templo de Ártemis em Éfeso (Atualmente, Turquia):
O Templo de Ártemis era uma das maiores estruturas antigas do mundo, localizada em Éfeso, na Ásia Menor (atual Turquia). Ele foi construído e reconstruído várias vezes, antes de ser completamente destruído por um incêndio no século III a.C.
Mausoléu de Halicarnasso (Atualmente, Turquia):
O Mausoléu de Halicarnasso foi uma tumba monumental construída em Halicarnasso (atual Bodrum, Turquia) para Mausolo, um rei persa, e sua esposa Artemísia. Foi construído por volta de 353 a.C. e era considerado uma das mais esplêndidas tumbas da antiguidade.
Farol de Alexandria (Atualmente, Egito):
O Farol de Alexandria era uma impressionante estrutura que servia como farol e símbolo da cidade portuária de Alexandria, no Egito. Construído por volta do século III a.C., ele foi destruído por terremotos ao longo dos séculos.
Colosso de Rodes (Atualmente, Grécia):
O Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua de bronze que representava Hélio, o deus do sol, erguida na entrada do porto da cidade de Rodes, na Grécia, por volta do século III a.C. Foi destruído por um terremoto cerca de 50 anos após a sua conclusão.
Como mencionado anteriormente, a maioria dessas maravilhas não sobreviveu até os dias atuais, e o que sabemos sobre elas é baseado em descrições e relatos de viajantes e escritores da antiguidade. A lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo é uma celebração da grandiosidade e do engenho humano na antiguidade, e sua história e legado continuam a fascinar a humanidade até os dias de hoje.