sábado, 29 de julho de 2023

Descafeinização



 A descafeinização é o processo de remoção ou redução do teor de cafeína dos grãos de café, chá ou outras bebidas que naturalmente contenham cafeína. Existem várias técnicas diferentes para descafeinizar o café, mas a maioria delas envolve a extração seletiva da cafeína, mantendo os compostos responsáveis pelo sabor e aroma do café.

Aqui estão algumas das técnicas mais comuns de descafeinização do café:
Método de solvente:
Nesse método, os grãos de café são inicialmente umedecidos com água ou vapor para facilitar a extração da cafeína. Em seguida, um solvente orgânico, como acetato de etila ou diclorometano, é aplicado aos grãos para dissolver a cafeína. O solvente é, então, removido e os grãos são lavados para eliminar quaisquer resíduos do solvente antes de serem secos novamente.
Método de dióxido de carbono supercrítico:
Nesse método, o dióxido de carbono é submetido a altas pressões e temperaturas para criar um estado supercrítico, que possui propriedades tanto de gás quanto de líquido. O CO2 supercrítico é usado para extrair seletivamente a cafeína dos grãos de café. Posteriormente, o CO2 é recuperado e a cafeína é removida do solvente para que ele possa ser reutilizado.
Método de água:
Esse é um processo mais natural de descafeinização. Os grãos de café são imersos em água quente para extrair os compostos solúveis, incluindo a cafeína. A água é então transferida para outro recipiente, onde é tratada com carvão ativado ou resina para remover a cafeína. Por fim, a água livre de cafeína é devolvida aos grãos de café para reabsorver os sabores e aromas perdidos durante o processo.
Método de ácido muriático (cloreto de metileno):
Este é um método menos comum e menos preferido, mas ainda utilizado em alguns lugares. Os grãos de café são umedecidos e, em seguida, tratados com uma solução de cloreto de metileno (um solvente). A cafeína se dissolve no cloreto de metileno, e os grãos são lavados para remover o excesso de solvente e a cafeína.
É importante notar que, independentemente do método de descafeinização utilizado, sempre haverá uma pequena quantidade residual de cafeína nos grãos de café, mas é geralmente muito baixa, variando entre 1% e 2% do teor original de cafeína.
Cada método de descafeinização tem seus prós e contras em termos de eficácia, custo, impacto ambiental e preservação do sabor do café. Por isso, a escolha do método pode variar de acordo com as preferências e valores do produtor ou fabricante.