quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Intercâmbio - confira dicas para aproveitar melhor a oportunidade

Especialista dá sugestões para quem vai vivenciar ou começou a passar pela experiência.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Quando se vai fazer intercâmbio, algumas vezes vem a dúvida sobre como aproveitar a viagem e ainda assim ser bem sucedido crescendo e adquirindo mais experiência. O diretor da BEX Intercâmbio - organização brasileira de intercâmbio cultural e cursos no exterior - em João Pessoa, Igor Accioly, conta com experiência no envio de profissionais e estudantes a diversos locais do mundo e dá dicas para quem vai vivenciar ou começou a passar pela experiência do intercâmbio.

"Ressalto que é importante ficar atento à cultura dos outros países e estudar os costumes de cada região. Uma vez que o intercambista pesquisa e se intera sobre a tradição de um país, os estudos são mais bem sucedidos", relata.

O intercambista, ao chegar ao local, precisa pegar informações úteis sobre transporte e sobre a cidade. Na escola onde fará o curso escolhido, é fundamental se informar sobre horários, normas e provas. "Afinal de contas, o objetivo é aproveitar ao máximo a experiência".

Sobre o idioma, o especialista adverte para os cuidados com falsos cognatos. "Como a pessoa que resolve fazer um intercâmbio já tem o mínimo conhecimento do novo idioma, não custa nada levar um dicionário ou contar até mesmo com um tradutor online. Mas é sempre bom perguntar, antes de falar sobre algo de que não se tem certeza".

Accioly também alerta sobre a importância de manter toda a documentação em dia e à disposição, além de salientar a necessidade de estabelecer uma comunicação constante com a família e os amigos no Brasil. "Hoje, com facebook, twitter e outras redes sociais, é possível manter uma boa relação com parentes e amigos mesmo à distância".

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo