sábado, 19 de março de 2011

Turbine o seu cérebro

Exercícios simples e eficazes ajudam a promover a ligação entre os neurônios e, assim, manter o cérebro sempre ativo e saudável
    Redação Comunidade VIP

Assim como o corpo, o cérebro também precisa ser estimulado, para exercer todo o seu potencial. Para isso, existem métodos de estimulação cognitiva, chamados popularmente de “ginástica cerebral”. Carlo Maurício Prado, responsável pela introdução da técnica no Brasil, explica: “Há exercícios que obrigam o cérebro a reagir fisicamente e a estabelecer conexões entre os seus dois hemisférios. Com isso, eles passam a funcionar em sincronia, aumentando a sua capacidade de utilização”.

Por meio de procedimentos práticos e lúdicos, a pessoa desenvolve a coordenação motora fina, velocidade do raciocínio, concentração, foco, postura, disciplina, criatividade, raciocínio lógico e apreensão mais rápida de conteúdo.

Raciocínio veloz
Alexandre Motta, diretor franqueado da Supera, escola que aplica um método próprio de ginástica cerebral, esclarece: “Aqui é uma espécie de academia, onde os alunos vêm malhar o músculo certo, ativando corretamente o cérebro”. Umas das linhas de exercício aplicados na ginástica é a “neuróbica”, cujas atividades são desenvolvidas com o intuito de tirar o cérebro da zona de conforto, ou seja, forçá-lo a ir além de suas limitações. De forma lúdica, são atendidos três requisitos: novidade, variedade e grau de dificuldade crescente.

Segundo Alexandre, a neuróbica faz com que as pes­soas saiam do “piloto automático”. “Escovar os dentes com a outra mão, pegar um caminho diferente para o trabalho e andar de costas são alguns exemplos. Fazendo isso, você acrescenta ao seu cérebro uma nova programação, mas sem desprogramar nada”, considera. Ele diz, ainda, que esses pequenos exercícios possibilitam a criação de novas sinapses. “Essas novas ligações entre os neurônios, entre outras coisas, evitam o envelhecimento precoce, aumentam a velocidade do raciocínio e auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer”, explica.

O método Supera é desenvolvido em 10 níveis e tem duração, em média, de 18 meses, embora os resultados só sejam percebidos por volta do sexto mês. “Como a atividade cerebral é variável de pessoa para pessoa, cada uma se desenvolve no seu tempo”, pontua Alexandre.

A técnica auxilia indivíduos de várias idades. Crianças e jovens podem usar as atividades para melhorar o aprendizado na escola, por exemplo. Já adultos obtêm melhor desempenho profissional. Praticantes de esportes também se beneficiam, devido à maior concentração, agilidade mental, raciocínio lógico e coordenação motora. Idosos, por sua vez, mantêm a saúde mental e se previnem de disfunções, como a perda de memória. Além disso, os exercícios funcionam como um momento lúdico e divertido para pessoas da terceira idade.

Ferramentas
 Além da neuróbica, o Supera se utiliza de outras quatro ferramentas. Uma delas é o ábaco, antigo instrumento para efetuar cálculos. Nos níveis mais avançados, os alunos usam as habilidades adquiridas e passam a projetar um ábaco imaginário, trabalhando primordialmente o lado direto do cérebro. Outra ferramenta são as apostilas de desafios lógicos e jogos, que auxiliam pessoas a solucionar problemas de forma rápida e criativa. Já as dinâmicas em grupo buscam desenvolver a liderança, capacidade de expressão, segurança, autoestima, relacionamento interpessoal, entre outros. Por último, há os vídeos motivacionais, que trabalham com a percepção de mundo, atitudes positivas, vontade, capacidade de expressão, liderança e valores.

Versatilidade
 Carlos Maurício usa uma metodologia diferente e se baseia no livro Ginástica cerebral, de Paul Dennison, inventor da técnica. A obra apresenta 32 exercícios e uma tabela de orientação ao final, listando, para cada tipo de dificuldade, qual o exercício correspondente.

“Esta ginástica pode ser feita por pessoas de todas as idades em qualquer lugar, como no sofá de casa, na carteira da escola, ou na escrivaninha do trabalho, por exemplo. Não existem contraindicações. As pessoas gostam, porque o efeito é imediato e sentem-se renovadas e cheias de energia para a atividade seguinte, com a mente clara e limpa. Elimina aquela sensação de cansaço e fadiga”, garante.

Exercícios práticos
Carlos Maurício Prado ensina algumas atividades simples para serem feitas em casa e que ajudam a exercitar o cérebro:
1 – Água: beba sempre muita água, ela é a "gasolina" do cérebro. Conduz a eletricidade e acende a comunicação entre os neurônios, colaborando com o raciocínio e a memória.

2 – Estimulação auditiva: massageie as orelhas de três a quatro vezes de cima para baixo. A orelha contém mais de 400 terminações nervosas, que, estimuladas, capacitam a audição. Esses exercícios auxiliam pessoas da terceira idade a manterem a audição saudável, assim como no aprendizado de novas línguas e melhor apreensão em sala de aula.

3 – Pontos positivos: massageie, durante um minuto, o centro da testa. Isso aumenta o fluxo no lóbulo frontal, a parte nobre do cérebro. Bom para raciocínio, criatividade e planejamento.

4 – Gancho de Cook: experimente se abraçar. Isso aumenta a autoconfiança e a autoestima. Durante o seu abraço, coloque a língua no céu da boca; é ótimo para abrir a mente e expandir o raciocínio.

Veja também: http://www.ginasticacerebral.com.br/

Fonte: http://comunidadevip.maiscomunidade.com/

Nenhum comentário: