sábado, 21 de maio de 2011

Dicas para brilhar na Mídia Social

Tão importante quanto uma boa estratégia de comunicação na Mídia Social e Internet, é saber como anda o seu conceito por lá.

Por Evaldo Costa

Tão importante quanto uma boa estratégia de comunicação na Mídia Social e Internet, é saber como anda o seu conceito por lá. Saber o que estão falando de você é fundamental para proteger a sua imagem. Portanto, antes de iniciar uma campanha de marketing na Rede Social, é essencial saber o que o seu público pensa a seu respeito.

Tanto no relacionamento face a face quanto no virtual, uma boa dica, pode ser ouvir com sapiência e falar com prudência. Para isso, é preciso conhecer as ferramentas que permitem saber o que estão falando de você na rede social. Abaixo, seguem alguns aplicativos, que se bem adotados, poderão lhe trazer grande benefícios e evitar surpresas desagradáveis.

1.SocialMention
Usando palavras-chave, esse aplicativo permite "garimpar" e saber o que estão falando de sua marca, além de emitir emails de alerta. Ver mais em http://www.socialmention.com/.

2.Google Alerts
Permite receber alertas em seu email de acordo com as suas preferências de configuração. Você pode usar os Alertas do Google para monitorar o que quiser. Ver mais em HTTP://www.google.com.br/alerts.

3.WorkStreamer
Ao contrário de outras ferramentas, neste aplicativo a busca é feita pelo nome da empresa ao invés de palavra-chave. Você pode monitorar seus fornecedores, parceiros e até você mesmo. No entanto, se a empresa pesquisada for de pequeno porte, poderá ser difícil saber o que se deseja. Ver mais em HTTP://www.workstreamer.com/.

4.LinkedIn Signal
Trata-se de um novo recurso de pesquisa que está sendo oferecido pelo LinkedIn. Ele permite salvar a pesquisa e verificar se há atualizações em uma data posterior. Saber mais em http://blog.linkedin.com/2010/09/29/linkedin-signal/

5.Addictomatic
Fornece resultados de pesquisa com vídeos e imagens. Há um painel evidenciando os resultados que podem ser dispostos em ordem de preferência. Ver mais em http://addictomatic.com/

6.Twitter Search
Realiza pesquisa por localização. Uma função extremamente útil para as empresas saberem de sua reputação em uma determinada região. Ver mais em HTTP://www.search.twitter.com/.

7. Trackur
É um pouco mais limitado do que os demais, mas se propõe a fazer buscas através de palavras-chave na rede social. Vale a pena saber mais em http://www.trackur.com/

Algumas ferramentas acima mencionadas são gratuitas. Se você está começando agora na Mídia Social ou pretende aumentar a sua presença na internet, conhecer melhor esses aplicativos poderá lhe trazer importantes benefícios.

Fonte: Administradores