segunda-feira, 30 de maio de 2011

USP realiza olimpíada de inovação

Olimpíada é promovida pela Agência USP de Inovação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo

Agência Fapesp

Fonte: http://www.google.com.br/imghp
A Olimpíada USP de Inovação 2011 está com inscrições abertas até 16 de junho. A segunda edição da iniciativa da Universidade de São Paulo incentiva ações criativas e empreendedoras.

A olimpíada é promovida pela Agência USP de Inovação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. O objetivo é proporcionar aos pesquisadores a oportunidade de concretizar resultados científicos e tecnologias em produtos e serviços, seja para fins lucrativos ou sociais.

Para participar, o candidato deve ter vínculo formal com a USP (aluno, docente ou funcionário). Em caso de equipe, ao menos um dos integrantes deve pertencer à universidade.

A competição será dividida em duas categorias e em duas etapas. A Categoria Livre terá menos exigências quanto ao rigor científico dos projetos e é destinada sobretudo aos alunos de graduação.

A outra categoria, Centros de Inovação, será realizada sob responsabilidade dos projetos nos denominados centros de inovação ligados à USP: Unidades de Ensino e Pesquisa, Núcleos de Apoio à Pesquisa, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (apoiados pela FAPESP e CNPq).

A primeira edição da Olimpíada USP de Inovação, em 2008, recebeu mais de 400 inscritos e foi bem acolhida pela comunidade acadêmica. A ideia da competição gerou expectativas para a segunda, de acordo com o professor Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação.

"Na segunda edição vamos dar mais visibilidade aos competidores e destaque aos finalistas. Queremos motivar a participação, afirmando que é possível estabelecer uma carreira profissional sendo inovador", disse Bagnato, que também coordena o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica de São Carlos, um dos CEPIDs da FAPESP.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou em equipes de até quatro pessoas e ocorrerão até o dia 16 de junho. Nela também se encontra o regulamento completo da olimpíada.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.