"Sem dados você é apenas outra pessoa com uma opinião." [Autor desconhecido]
Prezados,
A Estatística é uma disciplina que, para ser estudada, requer paciência e uma boa calculadora!
Agora, pensemos o seguinte: como ela pode ser cobrada no Teste ANPAD e em Concursos Públicos, se é proibido o uso de calculadoras nesses certames?
Aí está o furo... O candidato que souber muito bem disto, saberá exatamente o que estudar, pois a banca estará limitada a cobrar mais os conceitos e propriedades, em vez de questões que requerem cálculos exaustivos. Neste caso, resta pouca coisa para o examinador perguntar...
O que fazer quando uma questão como a que segue cai em uma prova na qual o candidato tem pouco mais de 2 minutos para resolver cada questão (refiro-me aqui ao Teste ANPAD)?
ANPAD 2006. Os dados da tabela abaixo se referem às idades dos funcionários de uma empresa
A idade média das pessoas que trabalham na empresa e a porcentagem de funcionários que têm idade igual ou superior a 38 são, respectivamente,
A) 35,4 e 40%
B) 35,4 e 62,5%
C) 37,3 e 45%
D) 37,3 e 46,66%
E) 42,3 e 46,66%
Solução/Comentários:
Dica: quando a questão pede para calcular duas coisas, sempre comece pela mais fácil!
No caso da questão em tela, pode-se calcular facilmente a porcentagem de funcionários que têm idade igual ou superior a 38 anos. Basta somarmos as frequências simples das três últimas classes e dividir o resultado por 75 (que é o total de observações da distribuição dada).
(20 + 10 + 5)/75 = 0,46666... = 46, 67%
Agora temos duas possíveis alternativas para resposta: D ou E.
Alguém se arriscaria a calcular, em dois minutos, a média aritmética do conjunto acima?
Veja o seguinte: a média aritmética e uma medida de tendência central e estará localizada na classe que tem a maior frequência simples. Basta, então, procurarmos uma classe central na distribuição e com a maior frequência possível...
A classe que procuramos é a que está entre 34 e 38 anos, cuja frequência simples é 22. Em outras palavras: a média aritmética da questão é um número entre 34 e 38.
BINGO! A resposta da questão está na alternativa D.
Uma propriedade interessante
Entre as propriedades das medidas de tendência central (MTCs), e, particularmente da média aritmética, há uma que diz o seguinte: "Adicionando-se ou subtraindo-se uma constante a cada observação de uma distribuição, sua média aritmética ficará adicionada ou subtraída dessa mesma constante.
Exemplo:
O conjunto 2, 3, 3, 4, 6 tem média aritmética igual a 3,6.
Adicionemos 3 a cada elemento do conjunto: 5, 6, 6, 7, 9. Agora, a média aritmética passou a ser igual a 6,6, isto é, ficou adicionada de 3 unidades.
Vamos subtrair 3 unidades de cada elemento do conjunto: -1, 0, 0, 1, 3. A média aritmética passou a ser igual a 0,6, isto é, ficou subtraída de 3 unidades.
É justamente esse ponto que observaremos com mais atenção: subtraindo-se uma constante de cada observação de uma distribuição, sua média aritmética fica subtraída dessa mesma constante.
Veja como a média aritmética da distribuição fica muito mais fácil de ser calculada!
Observe este outro exemplo:
ANPAD 2007 - Foi realizado um levantamento em relação ao peso de 10 estudantes universitários do curso de administração. Obteve-se o seguinte resultado (em kg): 61, 66, 66, 67, 71, 72, 72, 72, 77, 78. Assim, a mediana e a média aritmética desse conjunto são, respectivamente,
A) 71,5 e 70,2
B) 71,5 e 71,5
C) 71 e 70,2
D) 70,2 e 71,5
E) 72 e 70,2
Solução/Comentários:
Obs.: Não estamos tratando da Mediana neste post, mas o leitor deve estar familiarizado com ela...
A Mediana do conjunto é facilmente calculada, e vale 71,5. Assim já sabemos que a resposta da questão só pode ser a alternativa A ou a alternativa B.
Como sabemos que a média aritmética, a moda e a mediana são medidas de tendência central (MTCs), e, como o próprio nome já o diz, "tendem para o centro da distribuição", esperamos que a média aritmética do conjunto acima esteja próxima de 71.
Vamos, então, subtrair 71 de cada observação da distribuição dada:
-10, -5, -5, -4, 0 , 1, 1, 1, 6, 7
A média aritmética do conjunto acima é igual a -0,8 (muito mais fácil de se calcular!). Como sabemos que esta média aritmética é 71 unidades menor do que a verdadeira média aritmética, agora basta somarmos -0,8 + 71 = 70,2 e acabamos de calcular a média aritmética do conjunto 61, 66, 66, 67, 71, 72, 72, 72, 77, 78 de forma muito mais rápida.
Mas não é apenas isto! Vamos interpretar os "desvios" do conjunto -10, -5, -5, -4, 0, 1, 1, 1, 6, 7 como "pesos", e vamos colocá-los em uma balança, conforme mostra a figura a seguir:
Observe que o apoio da balança ficou onde estava o valor 71. Assim, o somatório dos "pesos" do lado esquerdo da balança é igual a 24 (o sinal negativo apenas indica que o peso está à esquerda do zero). Do lado direito da balança, o somatório dos "pesos" é igual a 16. Então, a balança se inclinará para a esquerda, o que nos informa que a média aritmética é menor do que 71.
Com esse raciocínio, nem sequer precisaremos calcular a média aritmética!
Questões propostas
1) AGERGS 2013 - FDRH - Os dados da tabela a
seguir se referem às notas finais de Estatística, no segundo semestre de 2012,
obtidas por alunos da Faculdade X.
Sabendo-se que a média
para alcançar aprovação na cadeira deverá ser igual ou superior a 7,0, a
porcentagem de alunos aprovados e a média geral da turma são, respectivamente,
A) 35% e 5,67.
B) 45% e 6,71.
C) 45% e 7,22.
D) 50% e 7,89.
E) 60% e 8,05.
[Fonte: banco de questões do autor]
2) AGERGS 2013 - FDRH - O valor do primeiro momento para o conjunto de
dados 20, 30, 70, 80, 100, é
A) 30.
B) 40.
C) 50.
D) 60.
E) 70.
[Fonte: banco de questões do autor]
Dica: o primeiro momento de uma distribuição de dados estatísticos é a sua média aritmética.
3) AGERGS 2013 - FDRH - Carlos e
Flávio estão cursando Estatística na Faculdade X. A nota final
será a média ponderada dos resultados obtidos em quatro provas: P1, P2, P3 e
P4, que, respectivamente, têm pesos 1, 2, 3 e 4. Na tabela a seguir estão
dispostas as três primeiras notas de cada aluno.
Nota
|
P1
|
P2
|
P3
|
Carlos
|
7,0
|
7,5
|
7,0
|
Flávio
|
8,0
|
7,0
|
7,5
|
Sabe-se que a média de aprovação na disciplina é 6,0 e que o
professor lhes permitiu que realizassem a quarta prova em dupla, desde que a
nota fosse suficiente para que ambos fossem aprovados, caso contrário, eles
deveriam realizar o exame final. Assim a menor nota na P4 que aprovará a dupla
deve ser igual a
A) 1,5.
B) 3,0.
C) 3,5.
D) 4,0.
E) 4,5.
[Fonte: banco de questões do autor]
4) AGERGS 2013 - FDRH - Numa empresa, a média
das idades dos 35 funcionários do setor X é de 30 anos, com desvio padrão de 5
anos. Sabe-se que, cinco anos após esse levantamento, não houve mudanças no
quadro funcional do setor X, tais como, aposentadorias, transferências ou
demissões. O que se pode concluir a respeito da idade média, do desvio padrão e
do coeficiente de variação dos funcionários do setor X?
A) A idade média é de 30 anos, o desvio padrão é de
5 anos e o coeficiente de variação não se alterou.
B) A idade média é de 35 anos, o desvio padrão é de
10 anos e o coeficiente de variação aumentou.
C) A idade média é de 35 anos, o desvio padrão não
sofreu qualquer alteração, e o coeficiente de variação diminuiu.
D) A idade média é de 35 anos, o desvio padrão é de
10 anos e o coeficiente de variação não se alterou.
E) Não houve qualquer alteração na média, no desvio
padrão, nem no coeficiente de variação.
[Fonte: banco de questões do autor]
5) AGERGS 2013 - FDRH - A média das idades
dos alunos de certa faculdade é de 20 anos. As idades médias para as moças e os
rapazes dessa faculdade são, respectivamente, 17 anos e 21 anos. A porcentagem
de rapazes matriculados nessa faculdade é de
A) 75%.
B) 60%.
C) 50%.
D) 35%.
E) 25%.
[Fonte: banco de questões do autor]
Gabarito: 1-b, 2-d, 3-e, 4-c, 5-a
Abraços e Sucesso!
Prof. Milton Araújo.
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